Por: Albangela Ceschin Machado*
Nós somos seres que tem necessidade de criar, inventar e desejar, quando pensamos nas possibildades sexuais que temos pensamos em qualidade de vida, pois a qualidade de vida tem quatro alicerces que a sustentam, são eles:
Família
Lazer
Sexo
Trabalho.
Os quatro aspectos precisam estar em equilíbrio e devidamente satisfeitos para garantir a qualidade de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde, não é fácil garantir isso constantemente, mas é uma referência para nossas vidas.
Eu darei ênfase a sexualidade, pois neste momento parece que vivemos um momento muito banalizado da mesma, esquecemos que muitas vezes a sexualidade fica pública e sem privacidade e nos esquecemos de prestar atenção sobre a importância da privacidade e a intimidade de algo que fala de desejo e prazer de maneira pessoal e única.
Todos temos direito a sexualidade e precisamos entender o que nos faz satisfeitos com nossas necessidades de dar e receber, não existem regras mas existem aspectos como respeito, limite e ética que cabem na escolha sexual que fazemos. Daí a importância de auto estima e responsabilidade sexual nas escolhas que fazemos.
* Albangela Ceschin Machado é psicanalista especialista em sexualidade humana
Foto: Seprimoris l Depositophoto


