Por: Albangela Ceschin Machado*
As fantasias sexuais nos ajudam no nosso próprio conhecimento, na percepção corporal, instigam a nossa criatividade, ajudam na variação das práticas sexuais. Assim podemos nos familiarizar com muitas de nossas atitudes relacionadas à sexualidade e questionar valores comportamentais que são muitas vezes impostos pela sociedade na qual vivemos. Sabemos que nem todos as fantasias são possíveis de ser vividas, mas elas tem um papel fundamental na prática de nossa sexualidade, podemos dizer que elas são as “cerejas do bolo”, então fantasiar nos auxilia no desenvolvimento dos cinco sentidos na prática sexual. São eles:
Audição, tato, paladar, olfato, e visão.
Definimos os sentidos como uma porta de comunicação do nosso mundo externo e nosso mundo interno.
Os toques , olhar, a visão, os cheiros tem uma interpretação em nosso cérebro, que é um dos coordenadores sensoriais em homens e mulheres e processa todas as informações, encaminhando a resposta sexual para a liberação do nosso prazer através dos sensores neuronais.
O ato sexual é uma atividade sensorial que utiliza os cinco sentidos e provoca prazer.
Vamos pensar então na importância que a sexualidade tem em nossas vidas, entender que muitos tabus e preconceitos são impedimentos para nossa realização de prazer e troca de afeto, isto é determinado por nossas escolhas, não tem idade e gênero e pode ser sempre uma fonte de bem estar.
Vamos nos permitir viver o que é um direito e que faz parte da qualidade de vida.
* Albangela Ceschin Machado é psicanalista especialista em sexualidade humana