Por: Elizabeth Macedo*
O que é imparcialidade? Segundo o dicionário http://www.dicionarioinformal.com.br/– imparcialidade quer dizer: “ que não está de um lado nem de outro, que julga sem paixão, reto e justo.” Mas porque será que ter ou exercer essa qualidade é tão difícil para nós seres humanos principalmente no mundo corporativo?
Se essa não é uma qualidade exclusivamente Divina será que não poderíamos desenvolvê-la com mais intensidade?
Ultimamente tenho pensado muito nisso, observo que as pessoas costumam chamar os parciais de preconceituosos, por não aceitarem as diferenças, alias a palavra de ordem no momento é igualdade! Mas como podemos ter igualdade se somos todos tão diferentes?
Será que, se nós exercêssemos mais a imparcialidade no nosso trato com as pessoas no trabalho, em casa ou no trânsito, isso não contribuiria para termos um convívio melhor, com respeito uns pelos outros? Acredito que sim. Até porque ser imparcial não quer dizer ser cruel, frio ou insensível; muito pelo contrário, significa ser justo.
Então quando deixamos “cair” lixo na rua ou quando imprimimos e-mails, não pensando no meio ambiente ou quando não temos o devido zelo por móveis e materiais do trabalho, será que estamos exercendo a imparcialidade?
É muito fácil culpar o patrão ou o governo, aqueles que detêm autoridade de uma forma geral, mas e quanto a nós individualmente? Onde está nossa imparcialidade e nossa responsabilidade conosco, com a sociedade, com o meio ambiente? É realmente uma análise que precisamos fazer constantemente.
Fica ai outra dica: agir com tolerância, autodomínio e ser imparcial também é muito bom, não faz mal a ninguém!
Abraços.
*Elizabeth Macedo é Graduada em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (Uniíltalo) 1996. Coautora do Livro: Competências Especiais para o Desenvolvimento Contínuo do Profissional de Secretariado Executivo. https://br.linkedin.com/pub/elizabeth-lopes-macedo/0/594/479
foto: shmeljov l Depositophoto