Por: Francis Hesse*
Aproximadamente 28% da população brasileira tem ao menos uma conta vencida há mais de 90 dias. São mais de 57 milhões de pessoas com dificuldade de pagar suas contas em dia. Muitas delas admitiram estar passando por alguém tipo de problema emocional na hora da comprar.
Segundo a pesquisa realizada pelo SPC, o valor médio da dívida aumentou 33,7% e passou de R$ 4.007,27 para R$ 5.357,96.
O mais preocupante é que a inadimplência no Brasil vem crescendo, mesmo no cenário de queda de vendas.
As mulheres representam 60% dos devedores e os homens 40%. A maioria tem entre 25 e 34 anos.
Em muitos casos as contas ficam atrasadas por falta de controle financeiro. Este descontrole pode ocorrer por diversos motivos, entre eles a compra de algo que não era essencial ou necessário, apenas para satisfazer algum prazer momentâneo.
Está enganado quem acredita que as compras desnecessárias sejam apenas um problema de falta de disciplina. A pesquisa identificou que na maioria dos casos os compradores estavam passando por algum problema emocional na hora em que realizaram a compra.
Pela pesquisa, 28% dos compradores afirmaram que estavam ansiosos, 11% com baixa autoestima, 6% que acabaram de sair de um relacionamento, 5% sentiam-se carente, 4% estava passando por uma desilusão amorosa e 2% eram mulheres que estavam na TPM.
Ai que mora o perigo!
Cuidar adequadamente de suas finanças, não é apenas uma questão de disciplina, que claro ajuda bastante, porém o mais importante é ter um bom controle emocional. É necessário estar emocionalmente equilibrado para evitar que os problemas emocionais façam com que se compre itens desnecessários, apenas para uma satisfação momentânea. Sem esta consciência, acaba-se transformando o problema emocional em um problema financeiro.
Conclusão, o controle emocional é importantíssimo. Certifique-se que na hora de adquirir qualquer coisa, você esteja emocionalmente bem. Somente assim você previne as compras por impulso ou por carência e poderá avaliar com tranquilidade a utilidade de sua compra.
*Francis Hesse é economista, palestrante e consultor, especialista em planejamento financeiro pessoal, psicologia econômica, com mais de 25 anos de experiência na área.