Por: Albangela Ceschin Machado*
Amor é algo que nos surpreende quando menos esperamos, é um sentimento que surge e nos expõem nas nossas fragilidades, nos coloca frente ao desejo de generosidade e nos deixa muitas vezes emudecidos, vamos alimentando e cuidando desse amor como quem cuida de uma planta.
Vamos nos reinventando e multiplicando em possibilidades de doação e aprendizado, amar é um aprendizado diário que faz com que possamos construir uma cadeia de amizade e relacionamentos, na vida temos diversas oportunidades de experimentar este amor, seja pela via dos amigos, dos filhos, dos pais, dos amantes e por aí afora. Amor muitas vezes dói, mas ensina que é um sentimento que pode ser vivido sozinho, a dois ou em grupo, depende só de você.
Amor começa tímido e vai crescendo a medida que você aprende a lidar com ele, é uma forma de crescer e amadurecer trazendo para perto de si pessoas, que vão se multiplicando neste desejo de continuidade e engrandecimento.
Para amar é preciso coragem, iniciativa e investimento, viver é ter também capacidade de vivenciar sabores e dissabores, sempre na crença da superação, da calma e da paciência!
* Albangela Ceschin Machado é psicanalista especialista em casal e sexualidade humana
Foto: MARIE JEANNE Iliescu l Freeimages.com