Por: Isabel Fomm Vasconcellos*
1. Não aceite ser diminuída por ninguém, nem mesmo por quem julgue ter “autoridade” sobre você, tipo chefe, marido, sogro, filho, etc. Quem manda em você é você mesma.
2. Tenha a coragem de assumir suas próprias preferências e opiniões, mesmo que você acredite não ser uma expert no assunto e questão.
3. Olhe-se no espelho e admire aquilo que você tem de belo: olhos, cabelos, mãos, pés, formato das unhas? Mesmo que você ache que está acima do peso ou que o tempo marcou seu rosto.
4. Perceba que você é única, não existe mais ninguém igual a você. Não existe história de vida igual a sua. Não existe pensamento igual ao seu. Você é única e, como todo ser humano, merece todo o respeito e consideração.
5. Se for roubada, faça boletim de ocorrência.
6. Se for desrespeitada, não aceite o desrespeito calada. Brigue. Ou denuncie a pessoa por assédio moral.
7. Se seu filho quiser mandar em você, deixe de dar dinheiro a ele por um mês, não pague o celular dele, nem a Internet.
8. Caso seu filho seja mais rico que você, faça com que ele pague alguma conta sua, mas nunca, nunca mesmo, deixe que ele se sinta com algum poder sobre você. Filho é filho e a autoridade materna é para sempre.
9. Se seu namorado ou namorada a dispensar, não fique choramingando pelos cantos. Vá ao Shopping, à massagista, ao salão de beleza e saia bem bonita pra balada. Se puder, com o melhor amigo dele. Que tal?
10. Não coma demais. Não fume. Não faça exercícios demais nem de menos.
11. Durma oito horas por noite.
12. Faça uma lista das atitudes que considera indecentes e nunca, mas nunca mesmo, tenha você uma atitude dessas… Por exemplo: mexer no facebook do ser amado ou do filho, violar a intimidade de alguém, subornar um funcionário ou policial para obter alguma vantagem… você sabe, essas coisas que nós brasileiros achamos “criativas”.
13. Perdoe quem te magoou. Perdoar é aliviar a dor da mágoa.
14. Perdoe a si mesma por qualquer erro que tenha cometido e prometa a si mesma que não repetirá a burrada.
15. Baste-se. Não dependa afetivamente de ninguém. Amor sim. Dependência não.
16. Aprenda a ouvir e a acreditar na sua intuição. Você é mulher. Sua intuição é um dom feminino.
17. Melhore culturalmente. Vá mais aos museus (ainda que pela Internet), assista mais filmes, leia muito mais livros.
18. Observe tudo, mas tudo mesmo, o que está no ambiente que a cerca.
19. Ande sempre bem vestida, mesmo que não vá sair de casa ou esteja se preparando para lavar o quintal. Chinelinho combinando com bermuda e camiseta em harmonia com o resto bastam.
20. Use batom, mesmo sem maquiagem. Seus lábios ficarão hidratados e você, com uma aparência mais chique.
21. Faça tudo, mas tudo mesmo, que a faça gostar mais de si mesma.
22. Pense, não apenas reaja.
*Isabel Fomm de Vasconcellos é escritora, jornalista especializada em saúde e apresentadora de TV.
[email protected] e [email protected]
Foto: Bruno135 l Depositophotos
Texto maravilhoso! Hoje em dia é necessário nos lembrar sempre o quanto nos amamos e somos lindas… as vezes pequenos atos de outras pessoas nos diminuem e temos que erguer da cabeça e lembrar que somos únicas.
Isabel, maravilhosa em seus pensamentos como sempre ♥