Por: Francis Hesse*
Está se aproximando o dia 27 de novembro para mais um evento chamado Black Friday. Infelizmente, no passado, por conta de alguns empresários irresponsáveis e desonestos, ficou conhecido como Black Fraude.
Durante estes tipo de evento podem surgir boas oportunidades de comprar algo que estamos necessitando ou que vai se precisar em breve, tipo no máximo nos próximos seis meses ou até mesmo algum aparelho que esteja perto de terminar a vida útil ou começando a dar problemas.
Primeiramente, é importante conversar com a família e estabelecer uma lista com as prioridades de compra e quanto dinheiro pode ser gasto. Depois, com a lista e orçamento em mãos você pode começar a pesquisar. Tenha em mente que por mais extraordinária que seja a oferta, se o produto não é necessário, qualquer dinheiro pago por ele será muito.
A compra deve ser realizada dentro das nossas possibilidades, preferencialmente com recursos disponíveis e sem pagar juros. No caso de compra parcelada, deve-se planejar antes as prestações, de modo a não comprometer o orçamento doméstico futuro.
No ano passado as vendas somaram mais de R$ 800 milhões, mas junto com o aumento do volume de produtos vendidos, também aumentaram os problemas e reclamações.
Embora em número cada vez menor, mas ainda praticado por algumas empresas, deve-se ter cuidado com a maquiagem de preços, nome dado à prática de elevar o valor de um produto poucos dias antes da data da promoção para oferecer então um “desconto” em que o preço cobrado é igual ou até mesmo superior ao valor não-promocional.
Realize previamente uma pesquisa, o quanto antes melhor e em diversos websites diferentes sobre o produto que você precisa comprar. Compare os valores ofertados, assim como as modalidades de pagamentos. Tome cuidado nesta comparação, pois existem muitos produtos similares que podem em uma primeira vista parecer-se com o que você deseja comprar.
Após selecionar as ofertas, procure nos sites ReclameAqui, Procon e Idec, o nome das empresas com as melhores ofertas e veja a reputação delas e o que outros consumidores estão comentando./
Atenção, nesta época cresce o número de ofertas e paginas falsas nas redes sócias.
Tenha também cuidado com as fraudes eletrônicas. Infelizmente, em um evento com grande divulgação e popularidade crescente como este, assim como perto do natal e datas importantes para o comércio via internet, o número de fraudes eletrônicas costuma aumentar bastante.
Clonar cartões de credito, gerar boletos falsos, instalar programas maliciosos nos computadores dos usuários, enviar e-mail que direcionam para sites falsos com aparência bem semelhantes aos verdadeiros, que são criados para clonar os cartões dos visitantes, são algumas das formas que os bandidos utilizam para se aproveitar da situação.
Instale um bom antivírus no seu computador, navegue em uma rede segura, cuidado com os e-mail de confirmação recebidos e só realize compras em sites seguros.
E por ultimo, guarde (salve ou imprima) todos os comprovantes de preço e pagamentos realizados, assim como os e-mail de confirmação, notas fiscais, embalagens. Caso precise questionar algo a respeito da suas comprar este itens serão importantes.
Boas compras conscientes.
*Francis Hesse é economista, palestrante e consultor, especialista em planejamento financeiro pessoal, psicologia econômica, com mais de 25 anos de experiência na área.
“Nossos sonhos só se tornarão realidade se estabelecermos para eles, metas e planos específicos com datas.”