Por: Francis Hesse*
O governo aumento o limite de empréstimo via credito consignado de 30% para 35%. Este tipo de crédito é descontado diretamente do salário, da aposentadoria ou da pensão. No entanto, o aumento de 5% só poderá ser utilizados, para pagar as faturas atrasados dos cartões de credito.
Pelo fato de ter o valor das parcelas descontadas diretamente no holerite e, portanto, com uma inadimplência baixa, os juros cobrados também são bem mais camaradas, aproximadamente de 27% ao ano. Tome cuidado, porque os prazos costumam ser bem longos, cerca de 100 meses ou 8 anos. Ficar com a renda comprometida por tanto tempo não é nada bom. Uma coisa é a pessoa pegar um empréstimo por 8 anos para comprar um imóvel, outra bem diferente é se for para comprar bens de consumo, que provavelmente vão se deterior bem antes de vencer o empréstimo.
Isto pode ser uma boa noticia ou uma armadilha.
Para quem já tem comprometido 30% da renda comprometida com parcelas de empréstimos consignados e não esta conseguindo pagar a fatura do cartão de credito, esta é uma boa noticia.
Atenção, este aumento também pode ser uma armadilha, se alguém pensar que agora pode gastar mais, principalmente no cartão de crédito. Ai, a pessoa pode achar que se tiver novamente dificuldade em pagar, ela possa “pegar” um novo consignado para quitar qualquer atraso desta fatura. Isto pode até mesmo ocorrer, pois acredito que algumas instituições financeiras irão provavelmente telefonar para oferecer este novo tipo de financiamento. Todo cuidado é pouco. Esta modalidade de empréstimo é muito fácil de contratar, mas também muito difícil de quitar. Afinal, comprometer 35% da renda é muito coisa e acaba sobrando pouco para pagar as contas do dia a dia.
Por fim, não permita que outra pessoa utilize o seu empréstimo.
*Francis Hesse é economista, especialista em planejamento financeiro pessoal, psicologia econômica, palestrante e consultor, com mais de 25 anos de experiência na área.
#wmulherdinheiro