Por: Francis Hesse*
Junto com a aproximação do final de ano, para quem é assalariado, vem o recebimento da 1ª parcela do 13º salário, que para quem ainda não recebeu, deve ser paga até o dia 30 de novembro e a 2ª parcela a ser paga até o dia 20 de dezembro.
Também temos a festa natalina, passagem de ano e muitas vezes férias voluntárias ou não.
As pessoas e famílias que ainda não planejaram o que vão fazer nestas festividades, começam agora a planejar.
Apesar destes eventos serem alegres e de muita confraternização, eles normalmente, também geram um aumentos de despesa. E se estas despesas não forem bem planejadas, podem gerar preocupações e dores de cabeça.
Será que vale a pena gastar acima das possibilidades para comemorar estas festividades e depois passar um ou mais meses se preocupando sobre como fazer para pagar as contas em dia?
Ou é possível realizá-las da mesma maneira, mas dentro das possibilidades de cada um?
Para este final de ano o DIESE, estima que serão injetados na economia cerca de R$ 173 bilhões de reais, beneficiando 84,4 milhões de pessoas entre trabalhadores registrados e aposentados.
O 13º salário tem que ser muito bem utilizado, pois além das festividades acima citadas, muitos também terão que pagar 13º salários para outras pessoas e empresas. Mas esta é uma parcela pequena.
A grande maioria tem contas extras a serem pagas em todo começo de ano, tais como, IPVA, IPTU, matrículas e materiais escolares, etc. Além, é claro, de quitar ou no mínimo amortizar dívidas que por ventura tenha.
Lembre-se que esta valor recebido não veio de graça e sim é proveniente de seu trabalho.
Caso consiga separar um valor para aplicar e usufruir depois, não se esqueça de aplicá-lo bem, aproveitando as excelentes taxas de juros. Como uma boa dica, fica a sugestão de aplicar no Tesouro Direto.
Você pode terminar o ano com as contas em ordem ou pelo menos mais bem equacionadas ou iniciar mais um ano em que você provavelmente passará o ano inteiro com contas à pagar atrasadas e correndo atrás de novos empréstimos.
A decisão é sua. Você decide como será seu futuro!
*Francis Hesse é economista, palestrante e consultor, especialista em planejamento financeiro pessoal, psicologia econômica, com mais de 25 anos de experiência na área.
“Nossos sonhos só se tornarão realidade se estabelecermos para eles, metas e planos específicos com datas.”