Por: Elizabeth Macedo*
Acabo de ler uma pesquisa sobre conflitos no ambiente de trabalho, onde o pesquisador pedia aos leitores que contassem suas experiências. O objetivo da pesquisa era que as pessoas informasse o que tinham aprendido com suas experiências. Mas, o que mais me chamou a atenção foi o fato de as pessoas somente relatarem os acontecimentos e ninguém contar como resolveu a situação! A maioria desistiu e foi embora, pediu demissão. É só isso? Quando acontece um conflito a pessoa simplesmente vai embora e deixa o problema pra trás? – Venho me perguntando isso já há algum tempo.
Sempre vamos enfrentar problemas no trabalho, argumentações e conflito de opiniões são coisas comuns e tem de acontecer. Já pensou se todos pensassem da mesma forma? Seria uma chatice!
Por mais de 20 anos fui secretária executiva em grandes corporações e presenciei muitos conflitos de opiniões e ideias. É claro que eventualmente havia um mais alterado, no final porém havia o ganha/ganha, aprendíamos alguma coisa, pois o que importava era o bem comum, onde as partes ganhavam não a discussão, mas o aprendizado.
Hoje, infelizmente – tempos modernos – onde nos conectamos uns aos outros num simples click via WhatsApp, as pessoas perderam a ideia da parceria, do grupo e com isso, sociedades acabam, parcerias de longa data se desfazem. Hoje o descartável tomou o lugar do durável e a tolerância tornou-se uma palavra obsoleta, onde o mais importante é levar a vantagem.
A Lei do Gerson predomina!
Então é esse o legado que vamos deixar para as novas gerações? Acredito que podemos mudar você não concorda?
Fica ai a dica: tolerância e autodomínio não fazem mal a ninguém.
Abraços,
Elizabeth
*Elizabeth Macedo é Graduada em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (Uniíltalo) 1996. Coautora do Livro: Competências Especiais para o Desenvolvimento Contínuo do Profissional de Secretariado Executivo. https://br.linkedin.com/pub/elizabeth-lopes-macedo/0/594/479