Por afetar a percepção sexual e a imagem pessoal de uma mulher, o câncer de mama é um dos mais temidos dos públicos femininos. E você sabia que esse é o câncer que mais provocou mortes em mulheres no Brasil entre 1995 e 2013, segundo o INCA? Essa é uma estatística bem curiosa considerando que o câncer de mama, quando diagnosticado em estágio inicial a chance de cura do câncer de mama pode chegar a 90%. Saiba o que fazer para cuidar bem das suas mamas.
A incidência do câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos é bem raro, mas a partir dessa idade a ocorrência cresce rápida e progressivamente. A boa noticia é que quando detectado e tratado precocemente, ainda na fase inicial (quando o nódulo é menor que 1 cm), as chances são grandes.
O câncer de mama não tem uma causa especifica, ou seja, seu desenvolvimento é uma combinação de uma serie de fatores de risco, que estão relacionados aos maus hábitos ou ao desenvolvimento do próprio corpo.
Entre outros fatores de risco do câncer de mama estão a menopausa tardia (após os 55 anos), a primeira menstruação precoce (antes dos 11 anos), nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho após os 30 anos.
O sintoma mais indicativo de um possível câncer de mama é o aparecimento de um caroço na mama, mas vale lembrar que nem todo tumor na mama é maligno. Muitos desses caroços são benignos, mas só podem ser confirmado por meio de exames médicos.
Na maioria dos casos, os nódulos indolores, duros e irregulares têm chances maiores de serem malignos, caracterizando o câncer de mama.
Exames de prevenção do câncer de mama
O câncer de mama ainda não pode ser prevenido, mas pode, e deve ser diagnosticado o mais cedo possível.
Autoexame
Essa prevenção já é bem conhecida por causa das campanhas anuais do outubro rosa. E o autoexame é sim importante, pois com ele a mulher passa a conhecer melhor as suas mamas e ter mais facilidade para perceber a ocorrência de alguma alteração em suas mamas.
O autoexame da mama exige três passos principais: observar as mamas em frente ao espelho, palpá-las de pé e repetir a palpação deitada. Deve ser feito uma vez por mês de 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação.
A recomendação é para que, após os 40 anos, todas as mulheres realizem o autoexame para prevenir e diagnosticar o câncer de mama precocemente. E quando a mulher tiver casos antecedentes na família, o inicio do autoexame deve ser a partir dos 20 anos.
Ao notar qualquer alteração, é necessário procurar seu medico rapidamente.
Mamografia e Ultra-sonografia da Mama
A mamografia é um exame padrão para diagnosticar o câncer de mama, permitindo detectar o tumor em fase inicial, quando mede milímetros e ainda não é palpável. Na mamografia, as mamas são comprimidas e expostas ao exame de raios-X, sendo tiradas duas chapas (frente e lateral).
A recomendação é que, após os 40 anos, as mulheres realizem a mamografia a cada dois anos. Ou de acordo com a recomendação do seu ginecologista, podendo ser necessário a realização do exame anualmente.
Outro exame recomendado é a ultra-sonografia, que ao contrário da mamografia que é incomodo para muitas mulheres, é um exame tranquilo de ser feito. Fica o alerta que são exames complementares e não é para deixar fazer a mamografia.
8 dicas para a prevenção do câncer de mama
- Evite o excesso de peso, principalmente após a menopausa
- Mantenha uma alimentação balanceada e saudável
- Faça exercícios físicos regularmente
- Beba pouco ou nenhum álcool.
- Evite fazer terapias de reposição hormonal.
- Não fume.
- Amamente seu filho pelo maior tempo possível.
- Faça o check up de sua saúde anualmente