Se tem uma relação que é realmente difícil, é a nossa relação com a balança, ainda mais quando os ponteiros teimam em subir. E quando você acha que está fazendo uma dieta adequada e tudo certo para conseguir emagrecer, essa relação piora ainda mais. Saiba o que você pode fazer para conseguir emagrecer.
- Repense a sua alimentação
Você está realmente atenta a tudo que está consumindo? Existem calorias que ficam “escondidas” e passam despercebidas na nossa alimentação. Por exemplo, você come uma salada verde bem variada, mas na hora de temperar usa um molho muito calórico? Ou toma suco de fruta natural, mas capricha na hora de colocar o açúcar? Aos poucos, essas calorias que você deixa passar vão se acumulando e acabam atrapalhando a sua a dieta.
Também é importante consumir bastante água todos os dias para que o organismo consiga funcionar adequadamente. Tente beber de 2 a 3 litros de água ao longo de todo o dia.
- Você está fazendo a dieta adequada?
Não é porque uma dieta funcionou bem para a sua amiga que ela vai trazer resultados para você. Fazer uma alimentação errada pode ter o efeito contrario e atrapalhar o emagrecimento.
Por exemplo, se você tem um trabalho que exige muita da sua condição física, não é aconselhado escolher dietas que cortem fontes de energia, como carboidratos. Escolha uma dieta que se encaixe no seu estilo de vida, para que você consiga se segui-la por mais tempo.
- Afaste-se das tentações
Não adianta esconder aquele chocolate, para comer só às vezes. Você vai acabar não resistindo e comendo nas horas mais inapropriadas. Então, se você quer emagrecer, afaste-se e não tenha em casa aqueles alimentos que você sabe que não vai conseguir se controlar!
- Mude sua rotina de exercícios
Seu corpo funciona como uma maquina e seus músculos se acostumam com os movimentos repetitivos. Por isso é importante alterar a sua rotina de exercícios frequentemente para que seu organismo consiga responder melhor às atividades. A mudança serve tanto para os exercícios aeróbicos, como para a musculação e os exercícios localizados.
- Não se apegue aos números da balança
Sabemos que é difícil ignorar os números que a balança de mostra, mas esses dígitos não são o único indicador de emagrecimento e corpo mais bonito.
Existem outros fatores que alteram o seu peso como, por exemplo, o aumento da massa muscular, que vai fazer subir o ponteiro da balança, mas não significa que você está engordando.
A retenção de líquido, os hormônios e o ciclo menstrual também são fatores que podem alterar os números da balança sem indicar que você está engordando ou acumulando gordura.
- Evite o estresse
O estresse provoca o aumento da produção de cortisol, hormônio que, em altas concentrações, reduz a velocidade do metabolismo e provoca o acumulo de gordura no organismo, principalmente na região do abdômen. Para relaxar, encontre atividades que deixem você mais tranquila e menos estressada.
E para estabelecer a paz com a balança é preciso que você seja determinada e persistente. Uma dieta saudável traz benefícios em longo prazo, por isso, siga corretamente a alimentação saudável, faça exercícios regularmente e acabe com os hábitos pouco saudáveis (como cigarro e álcool em excesso).
Não desanime! Levante a cabeça e siga em frente!
foto: shmeljovlDepositophotos.com