Por: Francis Hesse*
Dando continuidade ao assunto Previdência Privada e Aposentadoria, vou abordar hoje o perigo dos saques ou resgates antes da hora.
A decisão de contribuir para um fundo de previdência privada ou mesmo poupar recursos para serem usufruídos depois que se aposentar é uma decisão importante, que deve ser muito bem pensada e discutida em família antes de se escolher a melhor opção de investimento.
O brasileiro de uma maneira geral esta cada dia mais consciente da importância deste assunto.
Antigamente algumas empresas ofereciam aos seus funcionários a possibilidade de participar da previdência privada corporativa. Por desinformação, muitos funcionários não aceitavam participar ou só aceitavam a parte que a empresa contribuía.
Atualmente, ter uma previdência privada corporativa passou a ser usual nas grandes empresas instaladas no Brasil e até são um diferencial na negociação salarial ou na mudança de emprego.
Normalmente, em tempos difíceis como o que o Brasil esta passando no momento, os saques/resgates nos planos de previdência privada e recursos poupados para serem utilizados na aposentadoria, aumentam. E é exatamente isto que esta acontecendo neste ano no Brasil.
Muitas famílias que estão passando por dificuldades financeiras lembram destes recursos poupados e decidem utiliza-lo. A poupança da previdência privada deve ser utilizada em último lugar em casos de crises econômicas e perda de emprego.
Tente lembrar e encontrar qualquer outra reserva que a família possa ter ou até mesmo vender algo, como um automóvel, para ajudar nestes momentos difíceis.
Um saque não programado no Fundo de Previdência Privada, pode ter altas implicações tributárias, que dependendo do tipo de produto escolhido, tempo de aplicação e regime tributário optado, podem chegar até 35% de imposto do valor total sacado.
A maioria das famílias que sacam estes recursos em tempos difíceis, nunca mais conseguem atingir este patamar de poupança outra vez. Isto tem graves implicações no planejamento de vida de uma família e com certeza sua falta será sentido duramente quando você se aposentar.
Quando ocorrer um imprevisto financeiro e vier a dúvida se você deve resgatar a sua previdência, pense bem antes de tomar qualquer decisão a este respeito.
*Francis Hesse é economista, palestrante e consultor, especialista em planejamento financeiro pessoal, psicologia econômica, com mais de 25 anos de experiência na área.
Nossos sonhos só se tornarão realidade se estabelecermos para eles, metas e planos específicos com datas.