Por: Carla Nechar de Queiroz*
Bem, como eu havia dito anteriormente, vamos tratar um pouco dos sons que as crianças têm que aprender para falar corretamente. Assim como o “aprender a falar” é um processo, o ” aprender a falar corretamente” também o é. E é também um processo de múltiplos aspectos, ou seja, as crianças têm que aprender os sons das palavras, a adequação das frases à gramática, a adequação social desta fala entre outros aspectos.
Quando uma mãe (vou sempre me referir à mãe como a pessoa que procura o profissional pois na prática verificamos que é isto que ocorre, no entanto, desde já, me desculpo com os pais) chega ao consultório com a queixa de que seu filho fala errado, é necessário que se verifique a adequação da fala da criança como um todo. Portanto o fonoaudiólogo irá verificar a adequação de todos os aspectos da fala e não apenas dos sons. Esta verificação muitas vezes ocorre através de uma conversa ou uma brincadeira, durante a qual o profissional ouve atentamente tudo o que a criança fala. Se for constatado que realmente a dificuldade da criança é apenas com a produção articulatória dos sons, daí irá realizar uma avaliação detalhada do uso que a criança faz dos sons da nossa língua. Nesta avaliação serão avaliados os aspectos fonêmicos (relativos aos sons) e os fonológicos (relativos às regras de combinação dos sons da língua).
Abaixo está uma tabela que mostra aproximadamente a ordem de aquisição dos fonemas. Esta tabela foi realizada com dados obtidos fora do Brasil. Entretanto, vários estudos realizados em diferentes países, demonstraram que a ordem de aquisição dos sons é praticamente a mesma para todas as crianças levando-se em conta, é claro, que as várias línguas nem sempre possuem os mesmos fonemas. A tabela trata apenas dos sons consonantes. É muito raro que uma criança apresente trocas de uma vogal pela outra sem que haja um problema orgânico de base.
ORDEM DE AQUISIÇÃO DOS FONEMAS
a partir dos 18 meses /b/ /m/ /p/
a partir dos 24 meses /n/ /t/ /l/
a partir dos 36 meses /d/ /c/ /f/ /s/
a partir dos 4 anos /g/ /v/ /z/ /R/ /ch/
a partir dos 5 anos /j/ /lh/ /nh/ /r/
Acho que devo explicar que os fonemas são normalmente escritos entre barras, como pode ser notado na tabela. No entanto, nem todos os fonemas tem uma “escrita” capaz de ser apresentada aqui . Por isso, alguns fonemas foram aqui apresentados na sua forma gráfica mais comum. São eles: /ch/, /j/, /lh/ e /nh/. Por sua vez, os erres foram assim diferenciados: /R/ (de carro) e /r/ (de arara).
É importante lembrar que as crianças primeiro aprendem um determinado som no início das palavras e depois o mesmo som no final das palavras (isto é fonologia, à qual me referi anteriormente). Geralmente as palavras aprendidas primeiro são as mais frequentes : oi, tchau, cadê, caiu, mama, carro, naná, pepeta, coca, etc. Então é bem possível que uma criança mais nova seja capaz de produzir um som que deva ser aprendidos mais tarde. Os fonemas que começam a ser articulados aos 5 anos só serão totalmente aprendidos e usados adequadamente no início, meio e final de palavras ao redor dos 6 – 7 anos.
Espero que com esta informação as mães e pais, preocupados com o desenvolvimento de fala de seus filhos, possam perceber se realmente existe um problema. Mas lembrem-se: existem crianças mais lentas em seu desenvolvimento assim como existem crianças mais rápidas. Use a tabela acima apenas como referência pois nada substitui uma avaliação fonoaudiológica realizada por um profissional.
Até a próxima!
* Carla Nechar de Queiroz é Fonoaudióloga chefe do Serviço de Fonoaudiologia da SPO
Formada pela EPM (atual UNIFESP) – Mestrado na Illionois State University – CRFa. 5263