Muitas pessoas se esquecem de cuidar de sua pele e se lembram quando ela já esta com diversos sinais da idade, como rugas e marcas de expressão. Mas ainda existem diversos tratamentos para deixar a pele bonita, saudável e longe dessas terríveis rugas que entregam a idade de muitas mulheres.
Um dos tratamentos de pele mais procurado é o peeling. Conheça essa técnica e saiba como ela funciona:
O que é o peeling
O peeling é um tipo de tratamento que pode ser feito de diversas formas dependendo do problema e de sua gravidade. De um modo geral, ele é indicado para suavizar rugas e margas de expressão, tratar cicatrizes e marcas de acne e ainda pode ser usado como um clareador de pele que diminui e suaviza as manchas causadas pela exposição ao sol.
O tratamento ideal vai depender do seu tipo de problema de pele. Os mais comuns são:
Manchas e sardas
Algumas manchas e sardas incomodam muitas mulheres, que recorrem ao peeling para suavizá-las. Quando há muitas sardas, o nome é melasma. O ideal para esses casos é o Trio Peeling. Esse tratamento é feito uma aplicação de diversos tipos de ácido como ácido salicílico, cosmelan, um mix de ácidos (fítico e cítrico), glicólico, hidroquinon e também o ácido retinoico,, são os mais usuais.
Os ácidos possuem funções específicas quando aplicadas na pele, o primeiro prepara a camada externa da pele enquanto os outros suavizam as manchas e as sardas. Dependendo da formulação utilizada pelo médico dermatologista, será necessário ficar de 4 a 12 horas com a máscara no rosto e depois retirá-la com água.
É normal após um ou dois dias a pele descamar, já que o peeling também promove a renovação da pele. Por esse motivo quem faz o tratamento precisa fazer uso de alguns cremes calmantes para a pele.
Cicatrizes de acne
Os diversos tipo de tratamento da acne e suas cicatrizes podem ser associados ao peeling.
Muitas vezes é feito um peeling mais profundo e agressivo, que pode até ser doloroso. Só o dermatlogista poderá indicar o melhor método.
Flacidez
Muitas mulheres acima dos 30 anos buscam o peeling para tratar a flacidez e o aspecto de cansada causada pela idade. Com o avanço da idade, a pele se renova mais lentamente, fazendo com que ela perca sua elasticidade e também sustentação.
Dependendo do tipo de ácido utilizado eles estimulam a produção do colágeno, melhorando a flacidez e deixando a pele mais firme.
Antes de recorrer a qualquer tratamento estético invasivo no rosto ou corpo, procure um dermatologista para avaliar o seu problema e indicar qual o melhor tratamento para você. Você pode verificar se seu meu é especialista no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.