A depilação é uma questão importante para qualquer mulher, apesar de dolorida é necessária. Porém ir até a depiladora com certa frequência requer um investimento um pouco salgado. Mas isso não é desculpa para ficar sem se depilar! Veja algumas dicas de como fazer depilação em casa para reforçar a economia doméstica:
Depilação em casa com cera
Sim, você pode fazer depilação em casa com cera, mas é necessário muitos cuidados e atenção para não se machucar e muito menos errar! Para evitar esses problemas, veja as dicas!
Escolha a cera que você vai utilizar, a quente ou fria. A cera quente é mais fácil para extrair os pelos, já que abre os poros. E a cera fria tem a aplicação mais fácil.
Com a cera a postos, tome um banho e limpe toda região a ser depilada, dessa forma a cera adere melhor a pele – e aos pelos.
Ao passar a cera com a ajuda de uma espátula ou palito, muito atenção a direção dos pelos: a cera deve ser aplicada no sentido do comprimento dos pelos, da raiz até as pontas. Na hora de retirar os pelos, o terrível puxão precisa ser feito na direção contrário do crescimento dos fios e rapidamente. Pressionar a região com os dedos ajuda a aliviar a dor.
Após a depilação a pele também precisará de cuidados especiais, então hidrate-a logo que finalizar o processo. No dia seguinte a hidratação também é importante, use cremes calmantes pra relaxar a pele. Outra dica é evitar utilizar roupas muito apertadas, isso pode causar aquelas manchas vermelhas parecidas com pelos encravados chamadas de foliculite.
Dicas importantes para fazer depilação em casa
Além de cuidados na hora de se depilar, também é preciso de alguns cuidados gerais, desde a escolha adequada do material e até em comportamentos.
A melhor cera para utilizar em casa são as industrializadas. Opte por comprar uma que não faça mal a sua pele e que seja de uma marca conhecida no ramo da beleza, afinal, se escolher uma cera ruim você irá correr grandes riscos de desenvolver alergia. Existem no mercado ceras hipoalérgicas, mas isso não significa que a pele não ficara irritada, pois é normal o vermelhidão após a depilação.
Vale ressaltar que a cera não pode ser utilizada mais de uma vez, logo após o puxão, descarte-a. Outros materiais também devem ser descartáveis, como luvas, espátulas e plásticos usados para puxar a cera. Você encontrará para comprar kits completos para depilação em casa, que custam muito menos do que ir até a depiladora.
Não é indicado passar cera mais de uma vez em um determinado local da pele, se após a puxada perceber que ainda restaram alguns fios, use uma pinça para retirá-los. Caso contrário poderá causar danos a sua pele.
Cuidados com as áreas sensíveis
Tenha muito cuidado ao fazer depilação em casa de áreas mais sensíveis, como virilha e o rosto. O ideal para essas áreas são as ceras que causam menos dor, como a branca e a de jojoba.
Além da cera correta é indicado utilizar protetor solar no rosto logo após o procedimento, isso evita o surgimento de manchas. Quando a depilação é feita na região íntima, pode utilizar pomadas anti-inflamatórios como forma de prevenir a foliculite.
Fazer depilação em casa é mais uma maneira de estar reforçando a economia doméstica. Mas faça com cuidados e com bons produtos para evitar irritações em sua pele!
Foto: Luckybusiness I Depositophotos