Não há como fugir. Todo mundo sabe que, mais cedo ou mais tarde, os cabelos brancos irão aparecer. Mas será que isso é mesmo ruim? Esse sinal de amadurecimento tem sido tratado de forma diferente por muitas mulheres e homens que resolveram assumir o grisalho e revolucionaram a forma como são vistos por jovens e outras pessoas da mesma faixa etárias, mas que costuma tingir seus fios. Os seus começaram a despontar? E agora? Assumir ou não os cabelos brancos?
Um convenção social, que felizmente está sendo apagada aos poucos e com muita luta e quebra de paradigmas, exigia que as mulheres sempre parecessem mais jovens do que realmente são. Isso fazia com que, ao avistar uma pequena descoloração em seus cabelos, corressem para a farmácia ou loja de cosméticos mais próxima para comprar uma tinta que pudesse encobrir o mais rápido possível esse sinal tão indesejado. Isso porque os cabelos brancos sempre foram um sinal de envelhecimento, o que pode ser uma injustiça com muitas pessoas que chegam a sofrer essa descoloração aos vinte anos. Sim, isso é possível e acontece mais do que a gente imagina.
Alguns fatores como o estresse ou até mesmo a poluição do local em que vivemos também podem causar o embranquecimento dos fios do cabelo, você sabia?! Por isso, cabelo branco nem sempre é sinal de mais idade ou, como erroneamente era também considerado anteriormente, sinal de desleixo. Muitas mulheres que queriam ser vistas como profissionais mais ativas tinham muito medo de que os fios brancos pudessem significar algum relaxo com a sua aparência, assim como também acontecia muito, e ainda acontece, com mulheres que são ainda mais vaidosas e simplesmente não querem aparentar mais idade.
O embranquecimento dos fios, conhecido como canície em termos clínicos, está ligado à capacidade de pigmentação capilar. Isso quer dizer que depende do quanto o seu organismo é capaz de produzir a melanina, substância responsável pela coloração dos fios. A parte ruim do processo é que, quando metade dos fios atinge a cor branca, o cabelo pode ficar com um aspecto um pouco mais ressecado. Isso se dá por conta de uma grande perda de glândulas sebáceas, que costumavam gerar o óleo produzido naturalmente.
Outra característica que não empresta uma boa aparência aos fios brancos é o afinamento, causado pela significativa diminuição da densidade do cabelo, dando aquele aspecto mais “ralinho”. E assim, àqueles que possuem genética para tal, podem adquirir as conhecidas entradas, frontal e/ou temporal.
Cabelos brancos – a cara da modernidade
Hoje em dia, tudo mudou! As madeixas brancas tem sido vista com outros olhos por milhares de homens e mulheres até mesmo por conta de uma grande mudança na indústria da moda. Hoje, é possível encontrar muitos trabalhos fotográficos com modelos grisalhos que estimulam até mesmo a pessoas que ainda não tiveram os fios naturalmente descoloridos a tingir os seus fios de branco, prateado ou diferentes tons de cinza que dão uma aparência grisalha super moderna e que está altamente na moda!
Um dos grandes motivos para deixar de tingir os cabelos, além da tendência da moda, é abandonar os danos causados pelas químicas das tintas. Cabelos brancos são mais porosos, o que dificulta muito a penetração da tinta nos fios, por isso, a profissional tem bastante trabalho para realizar o tingimento em cabelos brancos e tentar chegar a cor solicitada pela cliente. Abandonar essa prática significa mais saúde para os seus cabelos, além de economia no salão de beleza!
Se você já começou a encontrar alguns fios branquinhos no seu cabelo, que tal pensar em assumir esse novo visual e transbordar autoconfiança?