Por: Albangela Ceschin Machado*
As pessoas muitas vezes acreditarem que para o ter uma sexualidade saudável é suficiente a relação sexual com um parceiro ou a auto-estimulação por meio da masturbação.
A relação sexual fica restrita à penetração vaginal ou anal e a prática do sexo oral, dando assim uma visão equivocada do que é “saudável” na atividade sexual.
Na verdade, em torno do ato sexual existem vários fatores que promovem a estimulação, o desejo, a excitação e podem favorecer a qualidade do prazer sexual, aspectos como o ambiente no qual acontece a relação sexual, uma vestimenta, um perfume, uma música, um cheiro, uma fantasia, bem como a atração física ou dos laços de afeto entre os parceiros é de fundamental importância.
Estes aspectos têm diferentes impactos em cada pessoa, pois podem ser importantes para uns e indiferentes para outros, além de desconhecidos para algumas pessoas.
Existem os brinquedos eróticos que foram utilizados desde a antiguidade, mas que nos últimos tempos tem sido mais divulgados e usados na sociedade atual.
O uso do brinquedo erótico ainda sofre alguns tabus!
Existem mulheres que tem medo de usá-lo por acreditarem que ficarão dependentes desta forma de obter prazer ou que o objeto se torne uma muleta. Alguns homens acham que o uso de vibrador pode competir com seu desempenho sexual em relação a parceria, alguns homens tem preconceito muitas vezes quanto a própria estimulação anal.
Os vibradores são aparelhos com motor interno impulsionado por pilhas ou bateria, produzem movimentos rápidos e constantes na parte superior do aparelho, em contato com algumas regiões do corpo as vibrações aumentam o fluxo sanguíneo, o relaxamento dos músculos, estimulam as terminações nervosas e auxiliam na lubrificação dos órgãos genitais.
Existem outros brinquedos além do vibrador como estimuladores elétricos vaginais, clitorianos e anais, vários artefatos que podem enriquecer o momento de prazer, basta buscar locais que tenham produtos com garantia de qualidade.
* Albangela Ceschin Machado é psicanalista especialista em casal e sexualidade humana
Foto: mconnors l Morguefile.com