Por: Sonia Corazza*
A busca por um padrão de vida menos estressante têm levado as pessoas à procurar reeducar seus hábitos rotineiros, desde a alimentação até os cuidados dispensados com sua pele, cabelo e corpo.
Quando se fala em cabelo afro-étnico vêm logo à mente uma cabeleira vasta e volumosa, preenchida por fios com alto grau de encaracolamento e muitos problemas para cuidado rotineiro.
Mas só o completo entendimento desta anato-fisiologia tão peculiar pode trazer a consciência na escolha dos produtos cosméticos e na manutenção da saúde dos fios.
Os cabelos crespos e muito crespos estão sujeitos à formar nós espontaneamente ou pela ação mecânica de penteados e trações.
São mais ressecados que os cabelos lisos ou ondulados devido à dificuldade dos lubrificantes naturais do couro cabeludo necessitarem vencer uma extensão muito grande de curvas, nunca atingindo as pontas dos fios.
Além disso são também bastante suscetíveis aos danos e desgastes de cutícula, o que resulta num aspecto opaco e quebradiço do fio.
O simples ato de pentear-se diariamente ou friccionar os fios para secá-los após a lavagem pode causar alterações na estrutura já fragilizada deste tipo de cabelo.
Os principais danos causados à cutícula dos cabelos crespos são:
- Ruptura do fio ou quebra vertical
- É o estresse cíclico causado pelas altas temperaturas de secagem ou modelagem com ferro de ondulação e alisamento.
Dicas para prevenção:
Intenso condicionamento e uso de secadores e ferro moduladores com temperatura inferior à 75o C, além de cuidar para não atingir o couro cabeludo.
Dicas para reparo:
Use produtos para proteção térmica, denominados de hair scalp ou hair food no ato da modelagem Tais compostos contém ativos que plastificam e fortificam a cutícula, formando um filme que se polimeriza com o calor, prevenindo a evaporação da água e promovendo a coesão da cutícula.
Mas, também, é essencial hidratá-los freqüentemente, de preferência antes da modelagem. Os hidratantes ajudarão à retardar a ocorrência de danos à cutícula.
- Formação de pontas duplas: São causadas pelas torções no ato de desembaraçar os cabelos e enxugá-los com toalha.
Dicas para prevenção:
Evite embaraçar os fios fazendo uso de shampoos específicos para cabelos crespos (etangling) que contém agentes pseudocatiônicos facilitadores do penteado.
Na secagem com toalha de tecido procure não torcê-la ou enrolá-la, apenas pressione-a para remover o excesso de água.
Dicas para reparo:
Use diariamente um reparador de pontas e corte-os frequentemente: fio velho é fio frágil.
- Abrasão: São danos causados pela força aplicada diariamente durante o penteado dos fios, agravado pela falta de umidade. Essa secura acarreta em falta de brilho e maleabilidade.
Dicas para prevenção:
Usar produtos hidro-retentores, que fixem a umidade nos fios , como os produtos leave-in contendo pantenol, a regeneradora pró-vitamina B5, que garante hidratação constante ao cabelo.
Dicas para reparo:
Máscaras semanais nutrientes com vitaminas, queratina e proteínas vegetais, que fornecem um aporte alimentar intenso à fibra capilar.
*Sonia Corazza é Engenheira Química com especialização em Ciência Cosmética e Presidente da Sociedade Brasileira de Cosmetologia
Visite o site http://www.soniacorazza.com.br para maiores informações.