A grande temporada do verão esta se aproximando de seu final. Muitas mulheres ficam com o cabelo com um aspecto lamentável, pois é comum não se ter a mesma disciplina com os cabelos que se tem com a pele.
Como não foram adotadas as medidas de proteção como o uso de spray, leave in ou cremes fotoprotetores, chegou a hora de tomar providências para recuperar os danos provocado pela exposição demasiada aos raios solares, à água do mar, à piscina e ao vento. Mesmo o secador muito quente, chapinha e até escovação inadequada do cabelo são vilões permanentes à saúde dos fios de cabelo.
Os fios de cabelo ficam secos, quebradiços e opacos em conseqüência da perda de seus nutrientes. O mesmo ocorre com os cabelos que passam por processos químicos como colorações, alisamentos e descolorações, que fazem com que os fios apresentem porosidade intensa, perda da elasticidade, maleabilidade e da umidade natural.
Quando os cabelos estão muito danificados, banhos de creme e outros cuidados caseiros não são suficientes. O primeiro passo é fazer um bom corte para eliminar as pontas duplas, que é normalmente a parte mais danificada.
A próxima providência é você ir ao seu salão de confiança, pois só a reconstrução capilar será capaz de melhorar a aparência geral de seu cabelo. Dependendo do salão o tratamento tem outro nome e também pode ser conhecido como cauterização ou selagem, mas a técnica é basicamente a mesma. O tratamento é realizado com produtos à base de queratina que devolve aos cabelos suas propriedades naturais, reestruturando e regenerando o fio danificado.
O primeiro passo para a reconstrução é a reposição de proteínas no córtex, a camada interna da fibra capilar. Depois é feito o fechamento das cutículas com chapinha na temperatura adequada ao produto aplicado na reestruturação do fio. Como no aquecimento os fios são envolvidos em uma máscara protetora, a alta temperatura não agride os cabelos.
Dependendo do produto utilizado e da intensidade do dano no cabelo pode haver a necessidade de repetir o tratamento. Só o profissional de sua confiança poderá indicar a melhor solução.
O resultado é um cabelo mais espesso, forte e brilhante. Lembre-se que após o tratamento é necessário investir em shampoos, condicionadores, máscaras e leave-in de acordo com seu tipo de cabelo, para que ele permaneça com aspecto brilhoso e sedoso por mais tempo.
Foto: belchonock l Depositphotos.com