Você entregou centenas de currículos, e não foi chamado para a tão desejada entrevista de emprego. O Brasil está em crise sim, mas não é só por isso, você já pensou que o problema pode estar na maneira como você apresenta o seu currículo? Sim, é possível, hoje os candidatos bem-sucedidos mantêm os seus conhecimentos atualizados em relação às ultimas tendências.
Os contratantes estão procurando pessoas dinâmicas e pró-ativas. O importante também é manter o currículo atualizado com todas as suas informações atualizadas. Tudo que é feito para acompanhar a “modernidade” é levado em conta como, por exemplo, portfólios online.
Você sabia que a cada dois anos o currículo (CV) se transforma, pois, o mercado de trabalho esta em constante evolução? Hoje devemos encarar que os CV são como uma publicidade dos candidatos.
Saiba, o que colocar e o que não colocar na hora de montar seu currículo…
Mão na massa
Quais erros não cometer
Os erros mais comuns são relativo às informações pessoais. Ou está faltando informações ou colocam informações demais, ocupando um pedaço significativo da folha. No currículo profissional, deve-se focar somente nos dados pessoais de importância. Nem mais, nem menos.
Você não vai querer colocar nas experiências profissionais que você trabalhou na quitanda da rua debaixo, se o cargo é relacionado ao trabalho de exportação. Essa informação só vai ser relevante se você transformou essa quitanda de bairro em uma rede de supermercados.
É preciso que as experiências profissionais contidas no seu currículo sejam relevantes para a empresa ou a função que você está se candidatando.
Os erros ortográficos são comuns também, por incrível que pareça. E eles podem desqualificar sua vaga para emprego. O empregador ao encontrar estes erros em um currículo irá deduzir que o candidato não teve o cuidado necessário para escrevê-lo.
Se isso acontecer, o contratante poderá concluir que falta foco, atenção e que esse descaso pode comprometer a produtividade e a qualidade da empresa. Não sendo qualificado, esse funcionário não está apto para exercer qualquer função dentro da empresa.
Como fazer o currículo ideal
Primeiramente, simplicidade nas palavras. Não precisa de enfeite. Use tipos de letras que sejam fáceis de ler, de preferência fonte “Times New Roman”, letras médias não muito pequenas e nem muito grande. O mais importante é definir bem seus objetivos ao escrever seu currículo. Leve em conta a vaga que deseja e que suas qualificações se enquadrem naquele cargo para conquistá-la.
Como dito anteriormente, acompanhar a era digital contará muito. Um dos motivos para estar sempre atualizado é que logo o papel será descartado, dando lugar a uma ampla diversidade de oportunidades.
Finalizando
Se o erro estiver no seu currículo e ele estiver desatualizado, descarte as informações desnecessárias e realce as importantíssimas. Os currículos estão mudando constantemente. Fique por dentro das novidades e das tendências.
Currículo digital? Ótima ideia, mas não abandone o papel. Esteja por dentro do mercado e da empresa que você deseja se candidatar, para enviar o currículo profissional com o conteúdo e formatação que lhe garanta melhor resultado.