Por: Sonia Corazza*
A pele, o maior órgão do nosso corpo, tem como mais importante função se constituir como barreira para as adversas condições ambientais.
A organização do extrato córneo depende da estrutura das Ceramidas, os maiores constituintes dos lipídeos bipolares da camada córnea.
Tais componentes exercem função essencial como barreira, coesão celular, diferenciação epidérmica e regulação da quantidade de água na pele.
Mudanças na quantidade e qualidade das Ceramidas representam elo importante em patologias cutâneas, particularmente aquelas associadas às dermatites atópicas e ressecamento de pele.
Na camada epidermal ocorre intensa atividade de síntese, nesta região os principais lipídios constituintes são representados pelo fosfolipídio, que desaparecem quando a queratogênese se inicia.
Tudo o que resta na camada granular é representado pelas ceramidas, colesterol e ácidos graxos não esterificados.
Contra fatos não há argumentos, estudos in vitro conduzidos em culturas de fragmentos de pele normal, demonstraram o aumento da neosíntese dos lipídios epidérmicos, pela administração de 1 % dos lipídios extraídos da alga Phaeodactylum tricornotum.
Os resultados também mostram o incremento de 11% na concentração total de Ceramidas, tornando evidente o aumento da hidratação na camada epidermal.
Para a perfeita comprovação de eficácia os estudos in vivo conduzidos em voluntários humanos confirmaram o efeito de aumento da ordem de 12 % na hidratação da epiderme após 7 dias de tratamento local administrando duas vezes ao dia um creme contendo:
1% dos lipídios extraídos do Phaeodactylum tricornotum.
Em relação às situações patológicas que afetam os processos fisiológicos normais, como hipertensão, artrites, inflamações, etc… , sabemos que o radical Monóxido de Nitrogênio (NO.) exerce importante função citotóxica.
Os lipídios extraídos do Phaeodactylum tricornotum têm ação sequestrante do nocivo radical Monóxido de Nitrogênio (NO.).
Resultado: Efeito Protetor anti-radicalar, combatendo a inflamação da epiderme pela ação dos ingredientes poluentes atmosféricos.
É a Cosmetologia apresentando suas reverências à contribuição essencial vinda dos 7 mares para melhorar a nossa vida.
Excelentes mergulhos cosméticos!
*Sonia Corazza é Engenheira Química com especialização em Ciência Cosmética e Presidente da Sociedade Brasileira de Cosmetologia
Visite o site http://www.soniacorazza.com.br para maiores informações.