Você já pensou em quanto trabalho suas mãos executam durante o dia?
Você sabia que as suas mãos também são as partes mais expostas de seu corpo e que são àquelas mais atingidas pelos acidentes de trabalho?
Será que você está dando a devida atenção a elas?
Como o resto do corpo elas também envelhecem e pior, denunciam com facilidade nossa idade! Portanto, vamos cuidar delas!
Além de manter suas unhas bem cuidadas e esmaltadas, a pele da mão também precisa de atenção. Como a palma da mão não possui glândulas sebáceas e por estar constantemente em atividade, pegando objetos, trabalhando, é muito fácil elas ficarem ásperas. Já a pele do dorso da mão, além de sofrer com produtos químicos para quem não as protege, sofre com a lavagem constante, o que retira o hidratante natural, permitindo que elas ficam facilmente ressecadas. A pele ressecada favorece o aparecimento de irritações e infecções por fungos e bactérias.
Primeira providência, passar sempre um bom protetor solar nas mãos para prevenir o aparecimento de manchas, afinal elas ficam tão expostas quanto o seu rosto.
Dicas para você cuidar bem de suas mãos:
- usar luva de látex para lavar a louça e realizar limpeza com produtos químicos;
- cuidado ao manusear facas, na hora de picar os temperos ou cortar carnes, encolha as pontas dos dedos;
- usar luva de algodão para mexer em vasos e canteiros;
- manter as unhas e cutículas bem cuidadas e esmaltadas, pelo menos uma vez por semana;
- usar protetor solar diariamente;
- esfoliar as mãos de tempos em tempo para retirar as células mortas (mistura de flocos de aveia com chá de camomila ou açúcar com um pouco de mel e esfregar na mão)
- hidratação várias vezes ao dia para evitar que as mãos fiquem ressecadas.
- ao dormir experimente passar e massagear o hidratante na cutícula em volta da unha.