Os pés suportam todo o nosso peso, amortizam nossos passos que nos levam a todos os cantos, são responsáveis pelo equilíbrio e realizam o bombeamento para o correto retorno do sangue venoso. Com funções tão importantes, nem sempre dedicamos o devido cuidado para manter os pés saudáveis.
Vilões dos pés:
Os principais vilões são micoses, joanetes, calosidade, unhas encravadas.
Micoses:
As mais comuns são aquelas que aparecem entre os dedos dos pés ou na planta dos pés. “As micoses também podem atingir a pele, as unhas e os cabelos. Elas são causadas por fungos que se alimentam da queratina, substância presente nas três áreas citadas”, diz a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo. Segundo a médica o meio de infecção mais temido é através do uso de alicates e tesouras contaminados. Nesse caso, é importante ficar atento à esterilização e limpeza dos materiais usados nos salões de beleza. As unhas mais afetadas são às dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento.
“E deixe sempre para ventilar o tênis usado no dia. No dia seguinte, prefira usar um outro par”, diz a dermatologista Ana Lúcia Recio. “Secar-se bem após os banhos e evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo são boas atitudes também”, complementa.
Joanetes:
Apresentado como deformidade progressiva do antepé, desvio lateral do halux (dedo maior), o joanete não é uma doença, mas uma saliência óssea, que causa desproporção estética, às vezes, acompanhada de dor.
O aparecimento do joanete está relacionado ao uso constante de calçados impróprios, como bico fino e salto alto, e também pode ser hereditário. “Em alguns casos pode aparecer na adolescência, com a tendência de aumentar durante o tempo”, afirma o ortopedista Marcos Kardequi Silva Raquel, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.
Unha encravada:
Outro problema enfrentado é a unha encravada causada pelo corte inadequado dos cantos. É possível corrigi-lo com a utilização de aparelhos especiais.O tratamento dura de dois a três meses, segundo os profissionais da Doctor Feet, rede especializada no tratamento dos pés,
Calos:
Costumam incomodar muito. Duros, sensíveis ao toque e arredondados, eles se desenvolvem nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos dando ao pé aspecto descuidado. Nesses casos, é importante que as pessoas procurem atendimento especializado.
Dicas para ter pés sempre saudáveis:
- Lave e seque muito bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras
- Nunca fique descalço em banheiros públicos e evite lava-pés de piscinas e saunas
- Evite o uso de sapatos apertados ou de outras pessoas
- Experimente sapatos no fim da tarde porque os pés costumam inchar ao longo do dia
- Use meias de algodão
- Lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana. Não corte calos ou calosidades
- Prefira que um podólogo execute o corte de suas unhas. As unhas não podem ser aparadas muito rentes
- Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade
- Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir
- Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos
- Você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais. Faça uma bela massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada
- Role uma bola de tênis sob os pés para aliviar a dor das arcadas
- Evite o uso de alicates, tesouras e lixas de unha não esterilizadas
- Caso você esteja com algum problema nos pés, consulte um podólogo
foto: lovleah l Depositophotos