Por: Cássio dos Reis*
Se um relacionamento cultua suas fraquezas em detrimento de suas qualidades, se a pessoa que está com você só tem olhos para observar seus erros, este alguém o está impedindo de crescer. Suas qualidades e méritos foram desenvolvidos e conquistados, portanto merecem o reconhecimento de quem quer estar com você, como um alimento necessário ao ego e uma sustentação à auto-estima.
Atenção para os relacionamentos que já não valem a pena. Muitas vezes temos dificuldades de sair da vivência de um relacionamento pobre exatamente porque temos dificuldade de nos libertar da pseudo sensação e dependência movida pela falsa ilusão de segurança. Por conseqüência, fica difícil manter a auto-estima e o amor-próprio intactos; e os prejuízos são inestimáveis .
Se você não tem a oportunidade de expor seu verdadeiro eu numa situação em que possa ser apreciado, você acaba perdendo a capacidade de apreciá-lo também. O fato de se submeter a um relacionamento NVP (Não Vale à Pena), já demonstra uma tendência a lidar com as situações sem a devida confiança. Na medida em que você confia no que você pode representar para alguém e no que você quer de um relacionamento, certamente não se contentará com NVP.
As pessoas que se prendem a relacionamentos NVP, negam-se a enxergar o que é real, na crença de que o parceiro tem mais qualidades que defeitos. Naturalmente, você não precisa ter um relacionamento bonzinho e sempre cor-de-rosa. O importante é jamais esquecer que o encantamento de um relacionamento passa necessariamente pelo comprometimento forte e determinado de ser você atraente pelo que é, e não pelo que esperam que você seja.
Proteja-se da possibilidade de vir a sentir-se vivendo um tempo inútil, mantendo um NVP porque, simplesmente, acha difícil demais romper.Mesmo quando imaginamos amar a pessoa que está conosco, isso pode não ser razão suficiente para um relacionamento com problemas sérios, ser mantido.
Ficamos propensos e mobilizados a superdimensionar os aspectos positivos e agradáveis, em que pesem os momentos felizes vividos no passado, e, por isso, colocar um fim em tudo parecerá sempre extremamente doloroso, resultando na sensação de sonhos desfeitos, num sentimento de vazio, angústia e saudade, em que tudo parece sucumbir.
Sem dúvida, porém, os problemas causados pelo NVP, serão menos dolorosos do que a dor da solidão de estar supostamente acompanhado. Muitas vezes, resistimos à mudança porque sentimo-nos encorajados a permanecer na relação pela nítida sensação que nos acompanha de que um dia tudo pode mudar. Mas tenha certeza: quando a relação começa capenga, será difícil mudá-la. As pessoas emitem sinais, e é importante estar atento e procurar saber decifrá-los.
É importante saber o momento de dizer não, senão acabamos perdendo a perspectiva da sempre possível hora de abandonar o barco. É exatamente esta dificuldade que faz com que muitas vezes suportemos um relacionamento doente. Se você perder o tempo de sair de um relacionamento NVP, ficará por um período excessivo em um relacionamento amoroso nestas condições.
Fragilizados pela necessidade de permanecer nos relacionamentos, muitas vezes perdemos de vista o instante de abandoná-lo. Somos capazes de passar anos, às vezes o resto da vida, numa situação destas.
Com certeza NÃO VALE A PENA.
*Cássio dos Reis é psicólogo e psicoterapeuta – CRP 4476-6 com consultório em São Paulo