A palavra sérum significa soro e é um cosmético elaborado em base aquosa. Por ter a forma de gel ou liquido viscoso normalmente ele contém princípios ativos mais concentrados, com rápida absorção e que penetram com maior profundidade na pele onde os princípios ativos agem com maior eficácia. O sérum é um poderoso aliado da pele.
Devido ao clima brasileiro onde 80% das pessoas tem pele mista ou oleosa, o sérum é uma ótima opção de cuidados com a pele, pois a sua textura fluida não deixa a pele oleosa ou pegajosa. Bastante difundido, não há quase marca de dermocosmético que não ofereça o seu tratamento.
Princípios Ativos:
Algumas poucas gotas são suficientes e segundo a dermatologista Dra. Claudia Marçal o sérum funciona como um verdadeiro elixir, pois dependendo de sua formulação pode ter ação anti idade, clareadora, tensora, antioxidante, respositória de vitaminas e ainda pode conter micro elementos minerais, extratos vegetais naturais com ação calmante e vários são formulados com água termal. A Dra. Claudia esclarece que recentemente tem se observado formulações tópicas de sérum ricas em probióticos, que auxiliam no tratamento da acne, rosácea, e dermatite atópica (pele hiper-reativa e sensível).
Benefícios:
Além de versátil na formulação, o sérum melhora a microcirculação local trazendo mais vitalidade para a pele com um aspecto de cor mais homogêneo e conforme a fórmula pode conter partículas difusoras de cor e brilho, promovendo uma textura acetinada. Outro grande benefício é que ele forma um filme na pele, protegendo-a da perda de água na derme e na junção com a epiderme, melhorando a elasticidade por hidratação das fibras de colágeno.
Uso:
A Dra. Claudia recomenda a utilização do sérum após a higienização da pele e uso de tônico ou adstringente e antes da hidratação e uso de protetor solar FPS 30. Ele deve ser aplicado com a ponta dos dedos em toda a face, pescoço e colo, com movimentos circulares, ascendentes. Seu uso à noite deve ser após a rotina de limpeza e antes do creme nutritivo noturno. Para evitar incompatibilidade química a médica alerta que se utilize sérum e cremes nutritivos da mesma marca.
Orientação:
Apesar de produtos na forma de soro não apresentarem qualquer contra-indicação, para obter o máximo de benefício para seu tipo de pele e faixa etária o ideal é que se procure a orientação de um dermatologista.
Fonte: Dra. Claudia Marçal – Dermatologista da Clínica de Dermatologia Espaço Cariz, com especialização pela Associação Médica Brasileira (AMB), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD), CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School.