Receber é uma arte com 1001 caprichos, mas, nem por isso é um bicho de sete cabeças. Para se sair bem, basta estar atenta e observar algumas regrinhas. Em matéria de cardápio, vamos oferecer dez sugestões para ajudá-la a escapar das faltas mais freqüentes registradas à mesa.
1.Os elementos básicos do cardápio são 5: peixe, carne, legumes, doce e frutas.
2. A massa não é básica, mas pode entrar na composição do seu cardápio.
3. No jantar entre amigos, dos quais você conhece as preferências culinárias, é possível optar entre o peixe ou a carne, desde que se trate de algo diferente e caprichado. Exemplo? Camarão grelhado não, mas camarão na moranga sim.
4. Jantar mais formal exige respeito aos 5 elementos básicos. Assim, você nunca vestirá a saia justa de oferecer um estrogonofe de carne a um vegetariano. Lembre-se de que o vegetariano em questão pode ser um radical, que nem peixe aceita. Daí a importância de caprichar no acompanhamento dos legumes.
5. Cuidado com muita criatividade no tempero dos pratos! No jantar mais formal, quando você desconhece as particularidades gustativas de seus convivas, é bom evitar muita ousadia nos temperos ou acessórios. O ideal é optar pela linha menos personalizada, mais internacional, da culinária. Não exagere no bacon, pimenta, coentro ou itens do tipo.
6. Prato pesado pede sobremesa leve. Para ilustrar de forma exagerada, não é boa idéia servir rabada com pavê de sobremesa.
7. Repetir ingredientes é feio. A regra vale para enfeitar a entrada com morango, por exemplo, e inclui-lo na salada de frutas da sobremesa. Outra esparrela fácil de cair é repetir o creme de leite: no estrogonofe e na musse doce.
8. Atenção para as cores dos pratos! Procure usar de contraste sempre que possível. Exemplo, ao preparar o arroz para acompanhar uma carne com molho ferrugem, não use colorau. O arroz branco dá destaque à cor da carne.
9. Varie no modo de preparo dos alimentos. Não sirva duas frituras ou dois grelhados na mesma refeição.
Beleza é fundamental na boa mesa. Capriche na apresentação dos pratos.