Uma queixa estética bastante comum é ter olheiras. Não é só pelo cansaço, estresse ou noite mal dormida que as olheiras aparecem. Há muitos outros fatores que tem influencia no surgimento delas.
As causas mais comuns são:
Herança genética: a pele que cobre a área dos olhos é muito delicada – tem apenas 0,4 mm de espessura, enquanto a do corpo mede 2 mm. Além do acúmulo extra de melanina (pigmento que dá cor à pele), existem mais vasinhos nessa região e como a pele é mais fina e, portanto mais transparente, os vasinhos debaixo da pele ficam mais visíveis.
Cansaço: Normalmente a pessoa cansada fica mais pálida o que também deixa os vasinhos e o sangue debaixo da pele mais visível.
Idade: Como com o tempo o colágeno diminui e a pele fica ainda mais fina e translúcida, o que deixa o sangue sob a pele também mais visível.
Doenças e medicamentos: anemia, alergias, rinite, asma, entre outras, podem deixar as olheiras mais visíveis, especialmente porque a pessoa tende a coçar muito a região dos olhos e medicamentos vasodilatadores estimulam o fluxo sanguíneo e dilatam os vasos da região tornando as olheiras mais visíveis.
Bolsas: que surgem devido à retenção de líquidos ou ao acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores formam uma sombra na pele e dão a impressão de olheiras.
Há muitas maneiras para minimizar as olheiras e aliviar a expressão, desde técnicas caseiras, até às técnicas modernas de laser. É bom lembrar que nenhuma delas resolve totalmente o problema, mas a melhora é considerável.
Como minimizar as olheiras com tratamentos caseiros:
Compressas de chá camomila bem concentrado gelado feitas com 2 saquinhos de flor de camomila seca funcionam em casos de olheiras causadas por vasodilatação. Elas promovem uma constrição dos vasos do local, aliviando o tom arroxeado. A camomila é calmante e tem ação vascular. Você pode adicionair ao chá 2 gotas de óleo essencial de erva cidreira(Cymbopogum citratus).
Compressas de folhas hortelã são bastante eficientes, pode feita com sumo das folhas de hortelã ou mesmo o chá gelado feito com as folhas dela.
Compressas de pepino feitas como fatias finas de pepino colocadas nos olhos. Além de ajudarem a clarear a pele, o pepino acalma e refresca os olhos.
Massagem com óleo de amêndoa doce feita suavemente em círculos ao redor dos olhos com óleo de amêndoa doce por uns 15 minutos, preferencialmente todos os dias. Você pode fazer antes de dormir. O óleo de amêndoa contém vitamina K e E. Acredita-se que essas vitaminas reduzem as olheiras.
Corretivo: ajuda a camuflar as olheiras. O ideal que ele tenha o tom de sua pele.
Como minimizar as olheiras com tratamentos médicos:
Cremes específicos que contenham ingredientes que clareiam as olheiras (vitamina C, ácido kójico, ácido fítico, arbutin e hidroquinona), ativam a circulação e drenam os líquidos da região, evitando o inchaço (camomila, hamamélis, tília, arnico e bardana e vitamina K1). Como a região dos olhos é muito sensível o ideal é que os cremes sejam prescritos por um médico dermatologista.
Laser o seu uso precisa ser bem avaliado por um dermatologista, pois precisa ser adequado ao tom de pele. Especialmente na pele morena, pode ser ineficaz. Por isso, deve ser avaliado com cautela nesses casos.
Bolsas: É preciso verificar a causa, se são decorrentes de retenção de líquido ou por acúmulo de gordura. A drenagem linfática é uma solução temporária e a cirurgia plástica é uma solução definitiva para quem tem acúmulo de gordura na pálpebra. Com bisturi ou raio laser, o médico remove a bolsa de gordura e, se necessário, o excesso de pele.