Por: Sonia Corazza*
Sendo um fenômeno fisiológico, o envelhecimento da pele não pode ser evitado, porém medidas gerais podem retardá-lo e atenuá-lo.
Seu início varia conforme a predisposição individual, o grau de exposição às radiações solares, aos fatores ambientais danosos, como vento, frio excessivo e atmosferas poluídas.
Chamamos o envelhecimento de atrofia senil. Este processo caracteriza-se pela diminuição das funções glandulares, portanto a produção das glândulas sebáceas e sudoríparas reduz consideravelmente sua atividade.
A irrigação sanguínea nas regiões periféricas do corpo torna-se deficiente e a pele , em conseqüência, perde sua luminosidade e tonalidade rosada.
A elasticidade também é afetada, pois as fibras elásticas e outros componentes do tecido conjuntivo têm sua produção diminuída.
Com o passar do tempo a hidratação das camadas inferiores da pele torna-se insuficiente, o uso constante de sabões e detergentes acabam por remover o manto hidro-lipídico natural que protege a pele.
A descamação e o ressecamento se instalam impiedosamente, podem aparecer diferenças de pigmentação e o surgimento de manchas e sardas.
Fatores psicológicos e emocionais podem ligar o envelhecimento à sensação de abandono e inadequação ao ambiente social, levando ao descuido pessoal.
A informação adequada quanto à nutrição, respiração, exercícios simples e condutas de cuidado diário com a pele garantem qualidade na aparência, mostrando o envelhecimento como expressão da experiência humana, não como um fardo inevitável.
Dicas de bem-estar: Tirando proveito do seu relógio biológico.
Cronobioatividade, o que significa isso?
Nosso organismo trabalho diferentemente nas diversas horas do dia. A cronobiologia é a ciência que estuda o relógio biológico do nosso corpo e explica porque isso acontece. Você pode aproveitar melhor sua energia se souber quais são as horas mais indicadas para relaxar e estar em movimento. Você já percebeu que, dependendo da hora do dia, tem mais disposição para fazer um tipo de coisa?
Assim, ao acordarmos acontece a liberação das toxinas retidas no corpo e liberadas pelo rim através da urina.
Na parte da manhã a atividade intelectual é maximizada, depois do almoço um estado de entorpecimento toma conta de nosso humor, já no final da tarde temos pique para fazer de tudo.
Quando a noite cai é hora de repouso.
Veja a indicação abaixo para maximizar os resultados no seu dia:
7:00 – Fazer exercícios de relaxamento, como o tai chi, ajuda a diminuir a tensão para o resto do dia.
9:00 – O ritmo das funções intelectuais fica acelerado. Melhor momento para estudar música, línguas ou escrever.
13:00 – Diminui a atenção e chega o cansaço mental. É a hora de dar uma volta.
17:00 – A atenção e concentração atingem seu maior pico, planeje o que vai fazer no dia seguinte e depois deixe as preocupações de lado.
19:00 – O corpo está mais receptivo a todo tipo de energia. Melhor hora para fazer massagens..
22:00 – Os brônquios ficam menos dilatados. Exercícios de respiração e relaxamento são indicados nessa hora.
*Engenheira Química com especialização em Ciência Cosmética e Presidente da Sociedade Brasileira de Cosmetologia
Visite o site http://www.soniacorazza.com.br para maiores informações.