Com dias mais curtos e menos sol, o inverno é a melhor época para cuidar da pele, especialmente para minimizar os danos do foto envelhecimento.
Tipos de manchas:
Sardas: são manchas castanho-claras ou escuras de 2 a 4mm de diâmetro, que surgem após a exposição UV e principalmente após a queimadura solar. Mais comuns em indivíduos de pele clara, cabelos loiros e ruivos. Atinge principalmente a face e membros superiores. Acentua-se no verão e melhoram no inverno.
Melanose solar ou senil: é originada por uma ação acumulativa da luz solar na pele, após a terceira e quarta década de vida. São manchas de até 1,5 cm de diâmetro, castanhas, aparecem no dorso das mãos, antebraços e face.
Melasma ou cloasma: ocorre na face, na maioria das vezes em mulheres com mais de 25 anos, após a gravidez ou terapia hormonal. Podem ocorrer também em jovens que nunca estiveram grávidas ou que nunca receberam hormônios e também em homens. Aparecem nas maças do rosto, no meio do rosto (nariz, buço, queixo) ou na testa.
Os dermatologistas costumam prescrever diversos tipos de ácidos clareadores para minimizar as manchas e como preparação da pele para o peeling, que é o processo de descamar ou esfoliar a pele.
A preparação da pele começa algumas semanas antes e inclui uma boa hidratação, a eliminação ou redução de manchas preexistentes e diminuição suave da espessura da camada córnea, que é conseguida com a aplicação de cremes à base de ácido retinóico e hidroquinona. Tanto na fase de preparação como no pós peeling a fotoproteção é essencial, com um fotoprotetor mínimo de FPS 30.
Intensidade do peeling
Superficial:
É o realizado na camada mais externa da pele, a epiderme e em intervalos que variam de uma semana a 15 dias, numa série de 5 peelings. Em geral não acontecem complicações.
Médio:
Remove parcial ou totalmente a epiderme, atingindo a parte superficial da derme.
Profundo:
Remoção da epiderme é total e atinge até o nível médio da derme. Apresenta riscos maiores de complicações. O peeling profundo costuma ser dolorido e a pessoa fica impedida de sair de casa por uns 3 a 4 dias por causa da descamação intensa. É bom você se informar com seu dermatologista.
Tipos de peeling
Químico:
São utilizados produtos químicos que promovem a esfoliação da pele. Os produtos mais comumente utilizados são: Ácido retinóico, Ácido glicólico, Ácido tricloroacético, Ácido salicílico, Pasta de resorcina, Ácido pirúvico e Fenol.
Mecânico:
É o chamado peeling de cristal e consiste numa microdermoabrasão da pele com cristais, provocando remoção de células mortas e levando ao surgimento de uma pele mais brilhosa. É utilizado no tratamento de cicatrizes de acne, estrias, manchas e para dar viço à pele. É uma técnica antiga que ganhou novo nome.
Laser ou luz pulsada:
Há diversos tipos de laser utilizados para remoção de manchas, tatuagens e vasos na face.
Os resultados são bons para manchas senis, manchas no pescoço e melasma.
Qualquer procedimento para minimizar a manchas deve ser prescrito e realizado por médicos, dermatologistas. O ideal é que sejam membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia ou Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.