Por: Maria Carolina Pedrosa*
Olá!
Como em todo começo de ano, traçamos e planejamos cumprir nossas metas pessoais e profissionais. E é comum que entre essas metas, esteja a de ter um cuidado maior com a nossa saúde, o que inclui ter uma alimentação mais balanceada.
Bom, já estamos no 15° dia do ano. E se você ainda não conseguiu colocar nada em prática, é bem provável que esteja faltando um segredinho chamado planejamento!
Então comece agora! Visualize como será a sua semana, quais os seus compromissos mais importantes e horários das atividades cotidianas. Determine os horários aproximados para realizar as suas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e o mais importante, programe-se para fazer o seu café-da-manhã em casa. Evite ter que escolher entre as opções das lojas de conveniência, dos ítens disponíveis no trabalho e das tentações das padarias.
Leve com você uma frasqueira com opções saudáveis para os seus lanches intermediários e você não vai mais depender da bolachinha do escritório e nem da guloseima do seu colega de mesa. Podem ser ítens práticos, daquelas práticas, para deixar na gaveta do seu escritório ou na geladeira da copa da empresa (frutas frescas e secas, castanhas, sementes de girassol ou abóbora, barras de cereal sem xarope de glucose, snacks de fibras, nozinhos de mussarela de búfala, sticks de cenoura). Se o dia-a-dia for muito corrido, aposte no alarme do celular ou do Outlook para lembrar você que é hora de se alimentar. Passar mais do que 3 horas sem comer, já é um risco de chegar até a próxima refeição com bastante fome e menos calma para fazer boas escolhas.
Chegando em casa, no fim do dia ou à noite: evite substituir o seu jantar por um sanduíche ou combinações do tipo iogurte com cereal, fruta e queijos…Reserve um tempinho para preparar tubérculos, legumes e proteínas, porcione e congele. No dia-a-dia, vai ficar mais fácil chegar em casa e combinar com uma bela salada de folhas que você já terá deixado lavadas e bem armazenadas para durarem boa parte dos dias da semana!
Parece besteira, mas essas pequenas mudanças de atitude nos dão uma sensação de empoderamento incrível e se conseguimos praticar um bom planejamento alimentar, seremos capazes de planejar e organizar qualquer outro setor da nossa vida! Permita-se passar por essa experiência!
Um forte abraço, com muita saúde!
Maria Carolina Pedrosa
*Maria Carolina Pedrosa é Nutricionista e atua há 12 anos, em Nutrição Clínica e Esportiva.
É aperfeiçoada em Transtornos Alimentares pelo Ambulim – HC/FFMUSP, onde ficou por 5 anos como colaboradora do Grupo de Estudos do Comer Compulsivo e Obesidade. Possui ainda extensão em Oncologia pelo Hospital do Câncer e especialização em Fisiologia e Metabolismo pela Usp. Em 2015, concluiu a pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional.
Também é mestre em Reiki, simpatizante da Ayurveda e gosta de aproveitar todos os recursos da natureza e da tecnologia para fazer com que as pessoas se sintam confortáveis com as suas escolhas e alcancem o seu equilíbrio através de uma alimentação saudável e prazerosa, bons hábitos, bons pensamentos e atitudes positivas.
Foto: Adamophoto l freerangestock.com