Por: Cássio dos Reis*
Esta página sobre sexo, não poderia deixar de ter um pequeno dicionário da terminologia sexual mais usual.
Portanto, estaremos compilando este dicionário para que você tenha uma melhor definição da nomenclatura sexual.
Anticoncepcional – recurso que impede a gravidez, de maneira geral em forma de pílula, que é ingerida diariamente pelas mulheres. Embora, já existam experimentos da pílula masculina.
Camisinha – Ou Condon , é um tipo de capuz que serve para revestir o pênis, feita de látex , fino e resistente. Funciona como um protetor que impede o contato do esperma com a vagina, o que impede a gravidez, além de proteger os parceiros contra doenças sexualmente transmissíveis.
Candidíase – Formação de fungos na vagina por contaminação de fungos do tipo cândida, causando infecção, provoca muita irritação, incomodo e corrimento vaginal, seu tratamento, entretanto, é simples.
Clitóris – Semelhante a glande do pênis no homem, protuberância carnuda, que se localiza na parte superior da vagina, tem como única função o prazer. Na excitação se intumesce e enrijece, tornando seu toque extremamente prazeroso, responsável pelas sensações eróticas na mulher, constituído de terminações nervosas e como o pênis, extremamente irrigado.
Coito – do Latim, coitus – o mesmo que relação sexual.
Coito interrompido – Coitus interruptus – retirar o pênis da vagina, imediatamente, antes da ejaculação, uma forma primária de evitar a gravidez, muito ineficaz. Uma vez que antes da ejaculação o pênis elimina secreções que contém espermatozóides, tornando nula a tentativa contraceptiva.
Colo do útero – localizado no fundo da vagina, tem a função de receber os espermatozóides por um pequeno orifício.
Concepção – o momento exato em que o espermatozóide se junta com o óvulo, dando origem a uma nova vida.
Ejaculação – expulsão do sêmen pelo pênis do homem, fenômeno que ocorre, normalmente, quando o homem atinge o orgasmo ou gozo.
Ejaculação precoce – Disfunção sexual, descontrole da ejaculação, fazendo com o homem ejacule muito rapidamente, impedindo a satisfação da parceira. Normalmente, causada por descontrole extremo de ansiedade, entre outras causas.
Ereção – endurecimento do pênis, causada, normalmente, pela excitação sexual. Mas, pode acontecer a ereção espontânea, causada por sinais nervosos do centro celebral, gerador da ereção.
Escroto – popularmente chamado de “saco”, contém duas glândulas, responsáveis pela fabricação do espermatozóide.
Esmegma – mistura de células com aspecto pastoso que se acumula no prepúcio do pênis, ou ainda, envolta dos lábios da vulva, formação inibida por uma higiene rigorosa.
Genitália – órgãos sexuais aparentes, tanto dos homens quanto das mulheres.
Glande – cabeça do Pênis.
Glândulas Sexuais – são as responsáveis pelos hormônios sexuais. As masculinas são produzidas nos testículos e as femininas nos ovários.
Herpes genital – doença sexualmente transmissível, produz bolhas e pequenas feridas na área genital, não existindo ainda cura definitiva.
Heterossexual – indivíduo que sente atração sexual por pessoa do sexo oposto.
Hímen – membrana que reveste a entrada da vagina e que é rompida normalmente na primeira relação sexual.
Homossexual – indivíduo que sente atração sexual por pessoa do mesmo sexo dele.
Hormônios – produzidos pelas glândulas endócrinas, coordenam o funcionamento e atividade do corpo e seu amadurecimento sexual.
Lábios – saliências que contornam a vulva, são dois pares chamados: grandes lábios ( externos ) e os pequenos lábios ( internos ), normalmente, um maior que o outro.
Lésbica – Mulher homossexual.
Masturbação – auto-excitação, o ato de se tocar com as próprias mãos, com intenção de obter prazer por fricção dos órgãos genitais, resultando em orgasmo.
Menarca – primeira menstruação, ocorre, normalmente, a partir dos 10 anos, indício de maturidade sexual da mulher.
Menopausa – período em que a mulher pára de menstruar, final da vida sexual produtiva da mulher, ocorre normalmente a partir dos 45 a 55 anos.
Menstruação – fenômeno que acontece, normalmente, todos os meses na vida da mulher que não foi fertilizada. Descamamento do revestimento interno do útero, eliminado pela vagina com uma pequena quantidade de sangue, acontece em períodos de 28 a 30 dias.
Monte de Vênus – em homenagem a Deusa Vênus, elevação de tecido macio localizado acima da vagina protegendo o osso púbico.
Orgasmo –uma sensação única de intensidade máxima que ocorre na plenitude sexual, contrações reflexas da vagina, com grande descarga sexual. Normalmente, chamado de gozo.
Não é localizado em um único lugar, pelo contrário, é difuso podendo ser desencadeado por qualquer zona erótica.
Anorgasmia – dificuldade de sentir prazer sexual, o orgasmo. Causas mais comuns: além de alguma disfunção orgânica, fatores psicológicos traumáticos, tanto da infância quanto de uma primeira experiência sexual mal sucedida, além de fatores de ansiedade.
Ovários – glândulas sexuais femininas em número de duas, responsáveis pelos hormônios sexuais femininos, localizam-se na parte superior do útero.
Ovulação – rompimento do óvulo da parede do ovário pela trompa de Falópio. Ocorre, normalmente, 14 dias após a menstruação, preparando-se para a fecundação.
Óvulo – a célula da vida, liberada pelo ovário da mulher, ao se juntar com o gene masculino se transforma em uma vida.
Pêlos pubianos – pêlos que cobrem a região do púbis, nos homens acima do pênis e nas mulheres acima da vagina, seu aparecimento é o primeiro sinal do início da maturidade sexual, inicia-se na puberdade.
Pênis – órgão sexual masculino, com um único orifício para a função de urinar e atividades sexuais.
Polução noturna – ejaculação que ocorre durante o sono do homem, em geral, provocada por sonho erótico.
Prepúcio – pele protetora que cobre a cabeça do pênis, retirada na cerimônia de circuncisão por algumas religiões.
Prepúcio clitoriano – proteção dos pequenos lábios, que como um capuz protege o clitóris.
Próstata – glândula localizada abaixo da bexica, responsável pela produção do líquido seminal.
Puberdade – período pré adolescente, em que o desenvolvimento sexual se processa. Iniciando a maturidade sexual, numa preparação para a reprodução.
Sêmen – líquido expelido pelo pênis, de cor esbranquiçada e viscosa, condutor do espermatozóide com o líquido seminal.
Sexo Vaginal – introdução do pênis na vagina, com finalidade de prazer ou procriação.
Sexo Oral – estimulação dos órgãos sexuais pela boca.
Sexo Anal – introdução do pênis no ânus, com a finalidade de obter prazer sexual.
Tensão pré-menstrual – ( TPM ) – embora não ocorra com todas as mulheres, uma quantidade considerável tem um desconforto físico, emocional e, muitas vezes, psicológico, provocado por alteração hormonal.
Testículos – são duas glândulas sexuais masculinas localizadas no escroto (saco) responsáveis pela produção de espermas assim como hormônios sexuais masculinos.
Testosterona – hormônio Sexual, presente tanto no homem como na mulher, sendo sua presença, em média, sete vezes maior no homem, do que na mulher.
Uretra – canal existente no pênis e na vagina por onde a urina é eliminada, no homem é o canal da ejaculação.
Útero – local onde a criança se desenvolve, uma verdadeira maternidade, só existe na mulher.
Vagina – passagem que liga a vulva ao útero, na relação sexual recebe o pênis em seu interior e no parto dilata e dá passagem a criança.
Vaginismo – disfunção sexual que apresenta como conseqüência a dificuldade de relaxamento da vagina, provocando dor durante a relação sexual, fatores psicológicos e experiências traumáticas são os grandes responsáveis pela disfunção, seu tratamento é basicamente psicológico.
Virgem – pessoa que nunca teve experiência sexual completa com rompimento de hímen.
Vulva – órgãos sexual externo feminino
*Cássio dos Reis é psicólogo e psicoterapeuta – CRP 4476-6 com consultório em São Paulo