Por: Franco Guizzetti*
Depois de um dia estressante de trabalho, nada mais gostoso do que voltar para casa, tomar um bom banho e descansar. Esquecer a rotina do trabalho e compartilhar bons momentos ao lado de quem se ama. Nem todos param para pensar, mas a casa é parte integrante e ativa de nossas vidas, trazendo proteção, aconchego, privacidade e criando um espaço para compartilhar os bons momentos.
Existem muitas formas de criar uma atmosfera harmoniosa dentro de casa. Independente do tamanho ou sofisticação, o lar deve refletir a personalidade de quem lá vive e também merece receber atenções e mimos. É importante tratar nossa casa como um ser vivo, que pode ficar alegre ou triste, sadio ou doente. Pense nisso!
A maneira como você arruma os móveis, o cuidado com vazamentos ou vidros quebrados, a quantidade de luz e ventilação no ambiente, as cores das paredes e objetos de decoração, a localização das camas, do fogão ou banheiros, um vaso de flores… Com pequenos detalhes e pouquíssimos gastos é possível corrigir as energias nocivas e estimular os bons fluidos dentro de casa.
FENG SHUI, A MILENAR ARTE CHINESA, HARMONIZANDO OS LARES DO TERCEIRO MILÊNIO
Há cerca de quatro mil anos, os antigos chineses, observando a natureza, estabeleceram uma série de pequenas correções que traziam boas energias e vibrações para os ambientes. A técnica do Feng Shui com sua sabedoria e eficiência sobreviveu ao longo dos séculos e chega hoje a nossos lares, favorecendo a vida de seus moradores em diversas áreas como saúde, prosperidade, carreira, espiritualidade, família, relacionamentos, criatividade e entre outros.
O Feng Shui – que significa água e vento – não é religião e nem está ligado a misticismos ou crenças. A técnica é aplicada por um consultor que, juntamente com os moradores, faz as correções e encontra as soluções dentro do universo religioso e estético da família. Os ambientes de trabalho também pode ser harmonizados. Restaurantes, escritórios, lojas e indústrias, já se beneficiaram dos bons resultados do Feng Shui.
PEQUENAS ATITUDES, GRANDES SOLUÇÕES
Juntamente com o consultor de Feng Shui, o morador faz um levantamento de vários aspectos de sua vida pessoal, como as áreas que precisam ser ativadas e as dificuldades que tem encontrado. Também é feito um histórico do local, para levantar o máximo de informações possíveis. Uma vez determinadas as áreas deficientes e estabelecidos os objetivos, parte-se para as “Curas”.
Um dos aspectos mais interessantes da técnica do Feng Shui é a simplicidade das soluções possíveis. A simples troca de um móvel de lugar, um quadro na parede, um espelho, uma pequena esfera de cristal e pronto! Sua casa assume um novo astral e isso reflete rapidamente em sua vida pessoal.
Muitas vezes, os moradores de uma casa ou apartamento passam por inúmeras dificuldades como problemas de saúde ou relacionamento por causa dos ambientes pouco saudáveis em que habitam. Pense nisso e reflita sobre a importância da saúde dos ambientes na hora de escolher e decorar sua nova casa. Tão importante quanto a decoração e segurança de seu novo lar, está o equilíbrio energético. Para facilitar a vida dos noivos, selecionamos algumas dicas para manter sua casa sempre saudável e começar essa nova etapa de suas vidas com todas as boas energias conspirando a favor.
DICAS DO FENG SHUI
1 – Para quem está recém-casado o quarto é, sem sombra de dúvida, o lugar de destaque da casa. Mas, independente disso, lembre-se que é nele que você passa um terço de sua vida. Local de descanso e onde repomos nossas energias, se nosso quarto não estiver em equilíbrio, com certeza sentiremos as conseqüências em nossa vitalidade e saúde. Evite levar para o seu quarto de dormir objetos que lembrem trabalho e responsabilidades e nada de brigas e discussões nesse aposento. Utilize cores suaves e repousantes e decore-o com poucos objetos. O lilás ou violeta não são boas cores para quarto de casal, por ser muito espiritualizante e inadequada para um clima de lua de mel. Na medida do possível, evite computadores e muitos objetos eletrônicos, por causa das ondas eletromagnéticas. Se isso não for possível, cubra-os com um tecido negro antes de dormir. Em casos de suites, mantenha a porta do banheiro sempre fechada para não ter sua energia sugada. Não coloque a cabeceira da cama na mesma parede da do banheiro e nem prateleiras ou armários sobre ela, você pode ter dores de cabeça e cansaço.
2 – Nunca obstrua a entrada ou abertura de uma porta, principalmente, a porta de entrada da casa, colocando, por exemplo, um objeto que impeça sua abertura total. Moveis muito grandes na passagem de entrada podem bloquear o “Chi” (fluxo de energia vital). Mantenha a entrada de sua casa sempre limpa e em bom estado.
3 – Os banheiros são os locais mais problemáticos de uma casa. Dependendo do local em que ele esteja localizado, pode provocar perdas financeiras, problemas de saúde, de relacionamento e profissionais dos moradores. Para corrigir estes problemas, comece mantendo sempre a tampa do vaso sanitário e a porta do banheiro fechados e os ralos tampados. A cor verde, objetos de madeira e muitas plantas são benéficos para o equilíbrio dos banheiros. Ao construir, evite colocar o banheiro no centro da casa, nesse caso, a família poderá vir a ter problemas de saúde.
4 – Nem sempre casamos com a casa já montada. Roupas, objetos e livros, ficam, às vezes, anos à espera de um armário ou estante que os organize. Até aí tudo bem, mas neste caso tome cuidado redobrado com a limpeza e a ordem. Nunca use a justificativa da falta de local adequado para permitir a desordem. Providencie com rapidez os bocais de lâmpadas, spots ou lustres. Um bocal vazio irradia energias nocivas, além de passar a idéia de desleixo.
5 – A casa é como se fosse a extensão de nós mesmos, local de aconchego, descanso e reposição de energias. Ao decorar a casa o casal deve chegar a um meio termo, ninguém deve impor suas preferências. Geralmente, os detalhes da decoração ficam a cargo das mulheres, mas não deixe de levar em conta as preferências, gostos e necessidades de seu parceiro. Ele também deve se identificar com o local onde vive, caso contrário, poderá passar longos períodos fora de casa. A falta de intimidade com o lar pode ser uma das causas dos maridos preferirem ficar mais tempo no trabalho ou com os amigos.
* Franco Guizzetti, Consultor de Feng Shui,
https://www.facebook.com/franco.guizzetti.9