Por: Léo Artése*
Nesta verdadeira entrada do Terceiro Milênio, 2001 d.C., muitas pessoas querem chamar atenção para desastres geológicos, catástrofes, colapso social, guerras, mortes, sofrimento, cataclismas, sacrifícios, provações.
Este Novo Milênio é um marco. São 2.000 anos de Cristo na Cruz.
Muitos adeptos do apocalipse, trazem uma retórica fatalista, alarmista, pessimista, chamam atenção como verdadeiros profetas do caos. E, enquanto a humanidade teme, os acontecimentos vão repercutindo de maneira negativa, mais do que qualquer evento social, econômico, geológico, espiritual, etc.
Assim, vão insuflando o medo, a insegurança, a desesperança.
Lendo, vendo e ouvindo noticiários, sentimos que as coisas ficam piores, a cada dia que passa. Tanta violência, intolerância, sofrimento, dor, perdas, guerras, mortes, egoísmo, materialismo, corrupções, etc. A maioria das pessoas vão enfrentando problemas no trabalho, nas relações e relacionamentos, nas finanças, na carreira, nos estudos, na saúde, etc.
Convivemos num mundo que impõe um consumismo exacerbado graças a um capitalismo fora de controle. Criamos formas totalmente anti-naturais de viver. Já nem podemos tomar Sol à vontade com medo de doenças na pele, não podemos sair na chuva com medo de alagamentos. Sair de carro é um horror: engarrafamentos, assaltos, violência. Na alimentação, convivemos com agrotóxicos, transgênicos, anabolizantes, coliformes fecais, aditivos químicos, cancerígenos. Um grande assunto são as clonagens.
Aqui no Brasil políticos demagogos e irresponsáveis são coniventes com a destruição do meio ambiente, na própria Amazônia.
Mal a humanidade aprendeu a tratar da aids e já se fala em outras ameaças.
Pessoas matam-se em nome de Deus, da religião.
A tecnologia que deveria dar ao homem mais tempo para o lazer e convívio com a família o tem escravizado ainda mais. Os celulares não respeitam nem a hora do almoço. A internet e os computadores pessoais, levam pessoas a trabalharem depois do expediente e nos finais-de-semana.
Parece que caímos num abismo sem solução.
Quero trazer a você leitor algumas coisas em que eu e um grande grupo de pessoas creditamos : Nós podemos criar um Novo Mundo ! Pensar assim é muito mais construtivo do que esperarmos e nos prepararmos para um fim.
Nós podemos afetar o futuro, reafirmo que somos filhos de um Deus amoroso, que somos amados e protegidos e que estamos nesse momento no planeta para tirarmos o Cristo da cruz.
Acredito que temos que nos conscientizar que somos a “ Luz do Mundo “, que temos a oportunidade para melhorar a nossa qualidade de vida e a de todos dessa aldeia global chamada Terra.
É um milênio que nos propulsiona a olhar para dentro de nós mesmos, a aperfeiçoar nossa personalidade, repensarmos as virtudes humanas e a ética, a nos tornarmos mais simples e que possamos “ser” ao invés de “parecer ser” . Para cultivarmos relacionamentos amorosos, desenvolvermos nossa generosidade com o próximo e com o planeta.
Sejamos mais pacíficos, sejamos mais criativos, tenhamos mais compaixão, pratiquemos mais o perdão e agradeçamos mais nossas conquistas.
Para mudarmos nossas vidas e o mundo precisamos integrar nossa humanidade com a espiritualidade, aprendermos a viver em equilíbrio com nossos quatro aspectos : o mental, o espiritual, o físico e o emocional. Chegou o momento para compreendermos que existe um Coletivo, existe uma Mente Universal e estamos todos interligados. Devemos purificar nossos pensamentos, palavras e obras. Resgatar o Sagrado, relembrarmos a sabedoria de nossos antepassados.
Principalmente, não devemos deixar que pessoas infelizes e desesperadas abalem nossa fé, com pensamentos negativos, e colocarmos amor em tudo o que fazemos.
Vamos prosseguir nossas vidas, em direção aos nossos sonhos, e que Deus nos abençoe.
Sempre nas viradas de ano, chegam até a nós uma enchente de planos. Fazemos planos do que devemos mudar em nossas vidas, o que queremos adquirir, construir, novos amores, etc.
Quero compartilhar uma cerimônia muito simples e significativa, para você leitora da WMulher,que quer entrar nova, no Novo Milênio ( convide também seu companheiro…).
RITUAL
Sugiro que faça uma limpeza geral na sua casa, retirando todos os objetos, roupas,livros, etc., que não mais utiliza e dando para quem precisa ( Veja matéria anterior )
· Escreva num papel uma lista de tudo que quer queimar, destruir em sua vida. Aí se incluem pensamentos, padrões antigos de comportamento, relacionamentos, hábitos e costumes, vícios, etc. Exemplo : Eu destruo minha intolerância. Eu destruo meus ciúmes. Eu destruo meu vício de fumar, etc.
· Num outro papel, você escreverá uma outra lista, de tudo o que quer realizar no próximo ano, como se já estivesse acontecendo no presente. Exemplo : Comprei um carro novo, marca…,ano… Sou livre para viver um relacionamento que preencha minha alma. Minha alma gêmea chegou na minha vida. Gosto do meu trabalho e recebo o dinheiro suficiente para minhas necessidades. Etc.
Você irá utilizar o poder do fogo para essa cerimônia. Saiba que o fogo é uma dádiva que Deus deu ao homem e recusou aos demais seres da Criação. O fogo tem um poder duplo : O de destruição e o de Criação.
· Faça uma pequena fogueira. (Caso você more em apartamento, ou casa sem jardim, poderá acender uma vela)
· Quando estiver na véspera do ano novo, evoque o poder destruidor do fogo, para que elimine aquilo que quer se livrar para o próximo milênio. Pegue sua lista de coisas negativas e vá queimando até todo o papel virar cinzas, visualizado cada item sendo destruído pelo fogo.
· Ao virar o ano novo, pegue a lista de pedidos e evoque o poder criador do fogo, queimando a lista e pedindo que através da fumaça, eles cheguem até o Universo, ao mesmo tempo que visualiza cada pedido como se estivesse acontecendo no presente.
· Agradeça ao fogo e ao Universo. Seja feliz !
Que neste natal da virada de milênio, possa você de lembrar do aniversariante.
Feliz Natal e uma excelente entrada no Novo Milênio.
Amor – Paz e Luz !
*Léo Artése é terapeuta holístico, acupunturista, estudioso de xamanismo com iniciações nos EUA / Peru / Brasil, conduzindo cerimônias, ritos, grupos de estudo e oficinas de xamanismo desde 1990. visite o site www.xamanismo.com.br