Por: Sonia Corazza*
Dentro desta categoria de produtos, que remontam à civilização egípcia, encontram-se uma vasta gama de formulações para usos a frio ou à quente. São misturas de compostos de origem animal, como cera de abelha e lanolina, ingredientes vegetais, entre estes a cera de carnaúba e o óleo de mamona, balanceados para garantir a textura e plasticidade exigidas para o processo.
A Cera Quente representa a opção mais confortável para remoção dos pêlos, pois a temperatura facilita a extração e minimiza a dor. Embora possa ser usada em todas as partes do corpo que necessitam de depilação, principalmente axila, virilha, rosto e costas, é menos eficiente que sua colega especialmente formulada para ser processada à frio.
Esteticistas experientes costumam preparar suas próprias receitas, à base de açúcar, limão e água, aquecendo tais ingredientes até o ponto ideal para aplicação com espátula e também retirada com papel.
Este processo retarda o crescimento dos pêlos, exigindo uma manutenção média que deve ser feita cada 15-20 dias, dependendo do tipo, quantidade e velocidade de crescimento dos fios.
Se você quiser efetuar a depilação com cera quente em casa, adquira produtos idôneos e siga a orientação dada pela Depilsam, líder no mercado nacional de produtos destinados à depilação:
- Quebrar a cera em pedaços;
- Colocar num recipiente e derreter em banho-maria ou panela térmica;
- Mexer com uma espátula de madeira até atingir a consistência de um xarope grosso e cremoso;
- Verificar se não está quente demais, colocando uma pequena quantidade na palma da mão;
- Espalhar a cera sempre no sentido do crescimento dos pêlos, formando tiras de 3 a 4 cm de largura. Esta camada deverá ser espessa. Se tocar a cera com o dedo e ela não grudar, estará pronta para ser retirada;
- Puxar a cera pela extremidade no sentido oposto ao que foi aplicada. Se ela quebrar, aplique nova camada em cima e puxe em seguida.
Obs: A cera granulada tem a vantagem de derreter rapidamente, gerando economia de produto, pois só é derretida a quantidade que vai ser utilizada.
Para pernas cuja pele resiste bem aos puxões devem ser trabalhadas com as Ceras Frias, pois as mesmas propiciam uma velocidade de crescimento menor dos pêlos, rarefazendo-os após um período constante de uso.
O movimento mecânico de arrancamento é suficientemente agressor para atingir o bulbo do pêlo e danificá-lo. Com o uso continuado deste método áreas “peladas” vão aumentando de diâmetro até que uma superfície completamente lisa se forma.
O mercado apresenta opções específicas para cada tipo de pêlo. O depilatório a frio é indicado para os pêlos das pernas e braços e pode ser encontrado em versões variadas: Menta, Tradicional e removível com Água, esta última própria para os pêlos mais finos ou penugens. Para facilitar o uso caseiro existem as Folhas Prontas para Depilação, Depilsam, versão rosto e versão pernas e braços, produto que já vem adequadamente dosado para cada aplicação, homogeneamente distribuído em superfície plástica de dimensões corretas.
Veja as dicas para aproveitar melhor a depilação a frio:
- Sobre cada folha plásticas específica para esta finalidade, aplique cerca de 3 cm do produto, no centro da superfície;
- Cubra com outra folha e pressione-a para espalhar o produto homogeneamente, do centro para as bordas;
- Separe cuidadosamente as folhas obtidas e coloque-a sobre a região à ser depilada;
- Rapidamente puxe a folha, sempre no sentido contrário ao que crescem os pêlos;
Obs: A mesma folha pode ser usada várias vezes, até cessar seu poder adesivo.
Dicas essenciais:
Qualquer que seja o método escolhido é fundamental adotar cuidados e uma rotina de higiene que consiste em:
Nunca usar os produtos em áreas feridas, queimadas ou agredidas;
Nunca reutilizar os produtos depilatórios;
Na hora de puxar a cera, esticar a pele com a outra mão;
Higienize a região trabalhada fazendo uso de produtos específicos para este fim; Álcool e soluções alcoólicas não devem ser usadas nem antes e nem após a depilação pois desidrata a pele, expondo-a à sensibilização.
No caso de manchas na pele ou tendências a vasos ou varizes, não usar cera a quente, somente os depilatórios a frio;
A cera quente precisa sempre estar cremosa para uma melhor aderência e eficácia, não deixe-a muito quente;
Utilize a espátula para uma distribuição perfeita da cera quente;
Não exagere na quantidade de depilatório a frio sobre o tecido plástico. Um bom resultado é proveniente de uma distribuição uniforme do produto e não do seu excesso.
Se o pêlo quebrar não é aconselhável removê-lo, evitando assim que encrave.
*Sonia Corazza é Engenheira Química com especialização em Ciência Cosmética e Presidente da Sociedade Brasileira de Cosmetologia
Visite o site http://www.soniacorazza.com.br para maiores informações.