Uma boa noite de sono é essencial para o rendimento nas atividades diárias e até para a saúde mental e para o humor. Boa parte da população brasileira sofre com insônia ou distúrbios do sono. As causas são variadas.
Um bom aliado para melhorar a qualidade do sono é o esporte. Este efeito benéfico da atividade física sobre o sono é menos conhecido. Em geral as pessoas associam os efeitos positivos dos exercícios físicos para o sistema cardiopulmonar, endocrinológico, para o esqueleto, músculo e sistema circulatório.
Há estudos que procuram esclarecer como a atividade física melhora a qualidade do sono. Eles estão baseados em três hipóteses. São elas:
- Termorregulatória: o exercício físico provoca o aumento da temperatura corporal, que facilitaria o disparo do início do sono, ao ativar os mecanismos de dissipação do calor e de indução do sono, processos estes controlados por uma glândula chamada hipotálamo.
- Conservação de Energia: o aumento do gasto energético promovido pelo exercício durante a vigília aumentaria a necessidade de sono a fim de alcançar um balanço energético positivo, restabelecendo uma condição adequada para um novo ciclo de vigília.
- Restauradora ou Compensatória: da mesma forma que a anterior, relata que a alta atividade catabólica durante a vigília reduz as reservas energéticas, aumentando a necessidade de sono, favorecendo a atividade de produção do organismo.
O médico Dr. Artur da Fonseca explica que atividade catabólica nada mais é do que “a quebra de substâncias pelo corpo, tais como, proteína, gordura e açúcar, em que a atividade física melhora o aproveitamento dos nutrientes, inclusive da queima de calorias.”
Sabe-se que sono de pessoas ativas é melhor do que o de pessoas inativas. Assim, atividade física tem ligação direta com o sono de boa qualidade. O importante é encontrar o volume e intensidade adequada para cada pessoa, pois se por um lado a carga ideal propicia um sono de qualidade, o excesso de exercícios físicos tem efeito negativo, podendo até prejudicar a saúde.
Por isso, a rotina de exercícios físicos deve ser bem orientada, de forma que a sua prática propicie um sono mais profundo e restaurador fisicamente.