Por: Franco Guizzetti*
Quartos já foram assuntos de dois artigos anteriores, mas muitas pessoas têm me perguntado porque dormem mal, têm insônia, sono agitado, ou seja, porque não conseguem relaxar justamente na hora em que mais precisam descansar. E o pior, porque parece que os problemas aumentam ou ficam martelando a noite toda, e nada de conseguir dormir.
Isto geralmente é causado por perturbações, uma aceleração da energia Ch’i ou por costumes das pessoas. Então, podemos dizer que, excluindo-se as causas puramente orgânicas, dois são fatores que levam as pessoas a uma má noite de sono:
- Fatores externos como barulho, temperatura inadequada, falta de conforto
- Certos hábitos, como por exemplo trabalhar no quarto.
QUARTO DEVE TER PRIVACIDADE
Quartos são feitos para descanço, repouso, repor as energias, para namorar (sejamos casados ou não).
O local de nossa casa onde nos sentimos mais à vontade e íntimos é o nosso quarto. Lá esta nossa privacidade, segredos e momentos de paz, reflexão e criatividade.
Seja um quarto de solteiro ou de casal, devemos ter muito cuidado com quem entra e circula por ele.
Há pouco tempo, em uma consultoria, a dona da casa reclamava que andava brigando muito com o esposo, principalmente após os finais de semana, quando eles recebiam parentes e amigos. Receber todos os finais de semana visita, já era habitual na casa e este fato não incomodava o casal.
Perguntei, então, se ela tinha o costume de deixar a porta do quarto do casal aberta e se as pessoas ficavam entrando e saindo a todo o momento. Além de confirmar minhas suspeitas, ela ainda acrescentou que era comum as mulheres ficarem conversando sentadas na cama do casal.
Recomendei que, daquele dia em diante, ela mantivesse a porta do quarto fechada e evitasse que as pessoas ficassem no quarto casal.
Resultado: o casal parou de brigar e ela está mais calma. Muito mais calma.
Neste caso, o hábito de deixar pessoas que não são moradores circularem pelo quarto, fazia com que energias estranhas e desarmoniosas, para não dizer até de inveja, ficassem impregnadas no cômodo, influenciando negativamente o casal. Esse fenômeno pode acontecer até com amigos íntimos e familiares. Afinal, você nunca sabe o que se passa no coração dos outros e muito menos o seu estado energético e emocional.
Se começarmos a observar, iremos descobrir os motivos que não nos deixão dormir.
TV NO QUARTO
Um hábito hoje muito comum é termos uma tv no quarto. Já está mais que comprovado que tvs e aparelhos eletrônicos são insalubres por causa das ondas que é emitem.
Poucas são as pessoas que percebem que assistir tv antes de dormir estimula o cérebro, deixando as pessoas agitadas ou com insônia. Evite filmes de terror e programas violentos e agitados, mas, já acompanhei casos que a pessoa só dormia com a tv ligada. O bom senso deve prevalecer.
LEITURA NA CAMA E TRABALHO EM CASA
Deitar e ler na cama algo que agrade é relaxante e nos faz dormir logo e bem.
Deitar e ler na cama relatórios, processos, balanços, ou seja, papéis ligados ao nosso trabalho é no mínino estressante.
Levar para casa trabalho é um perigo, ainda mais se levar para a cama, pois não iremos conseguir desligar na hora de dormir, sendo capaz de sonharmos com os relatórios e o chefe. Sem contar que é um passo para perder o parceiro(a), pois não deve ser nada sexy ou romântico ter um relatório em nossa cama nos olhando.
Se for realmente necessário trabalhar em casa, tenha como hábito trabalhar na sala ou escritório e antes de se deitar, tome um bom banho para relaxar e desligar. É claro que se tiver alguém te esperando na cama, por favor não se desligue tanto.
O PORQUÊ DE NOITE AGITADA
Uma noite muito agitada ou mal dormida pode ter realmente várias causas. Se você tem a cama bem debaixo da janela, o barulho que vem da rua pode ser bem resolvido mudando a cama de local, instalando uma janela anti-ruído ou um sino de vento metálico.
Se seu quarto fica no fundo de um corredor ou num alinhamento de várias portas, está recebendo uma energia Ch’i acelerada. Esta energia deixará você muito, mas muito agitado, irritado e nervoso.
Mantenha a porta do quarto sempre fechada e coloque no meio do corredor uma esfera facetada pendurada no teto, que irá diminuir a aceleração do Ch’i.
Para terminar: outro dia encontrei com uma amiga que reclamava que depois que mudou a cama de posição, não estava dormindo bem. Ela pediu que eu fosse a sua casa realizar uma consultoria para tentar resolver o problema.
Na mesma hora, sem precisar ir à casa dela dei a solução:
- Coloque a cama de volta no antigo local!
- Mas, vai funcionar? – ela pergunta – não é melhor ir lá e ver pessoalmente.
- Não é preciso – respondi – ponha a cama de volta onde estava antes.
Só usei o bom senso para analisar o problema.
Dias depois minha amiga ligou dizendo que eu era “o máximo”, ela estava dormindo.
Só usei o bom senso…………………………………….ATÉ
* Franco Guizzetti, Consultor de Feng Shui
https://www.facebook.com/franco.guizzetti.9