O calor está se aproximando e após um refrescante banho nada mais gostos do que passar um perfume agradável.
O perfume deve ser algo sutil, agradável. Quando aplicado em excesso incomoda as outras pessoas. Quem já não esteve em um ambiente fechado como um elevador e se sentiu mal com a mistura de odores?
Até para saber como aplicar é importante conhecer as diferenças que existem entre perfume ou água de colônia por exemplo. A quantidade de essências varia muito. A durabilidade de um perfume na pele está diretamente relacionada à concentração de suas essências. Por esta razão há uma denominação técnica que é uma indicação para a consumidora do percentual de essências que compõe determinado produto.
Conhecendo os diferentes tipos de perfumes e suas denominações:
Perfum ou Extrait de Perfum: É o que possui a maior concentração das diversas essências que o compõe. Por ser o mais forte algumas poucas gotas são suficientes. Sua concentração é essências é de 15% a 20% e possui o maior poder de fixação, permanecendo entre 12 a 20 horas.
Eau de parfum ou parfum de toilette: A diluição das essências é maior, entre 10% a 15% e sua ação permanece por menos tempo, entre 6 a 8 horas.
Eau de toilette: A diluição também é maior das essências, entre 5% a 10%. Normalmente a fórmula é um pouco alterada ressaltando as notas frescas. Sua durabilidade é de 4 a 6 horas.
Eau de cologne: Aqui a diluição é bem acentuada, restando algo em torno de 3% a 5% das essências. Sua formulação também é alterada em que as notas de saída são mais acentuadas. Ele tem pouca durabilidade na pele.
Para experimentar um perfume é importante aplicar uma pequena quantidade de produto sobre a pele para sentir como ele fica em sua pele. É isso mesmo, cada tipo de pele reage de uma forma diferente. Aplique e sinta o cheirinho, aguarde alguns minutos e verifique novamente como está.
O aroma de um perfume é exalado em três fases. As primeiras que sentimos são as chamadas notas de saída. Depois há aquelas que aparecem em seguida, as notas de corpo e por fim há a nota de fundo que é a que permanece por mais tempo na pele.
Por esta razão é que às vezes experimentamos um perfume e em um primeiro momento achamos o aroma agradável e quando o usamos começamos a achar que ele afinal não é tão bom quanto havíamos sentido inicialmente.
Comprar perfume, não importe a concentração, não experimente muitos de uma vez. O olfato fica “cansado” e começamos a não distinguir as diversas notas de cada perfume.
Por fim, é preferível comprar vidros menores, já que o perfume modifica o seu aroma com o passar do tempo. Guarde-o em local fresco e ao abrigo da luz.
foto: Bilal Aslam l Freerangestock.com