Por: Sonia Corazza*
Este invólucro que reveste nosso corpo é o maior órgão que temos, corresponde à 5 % do peso total e tem um comprimento que varia de 1,7 à 2,0 m2.
Assim sendo , uma mulher de 60 kg tem 3kg de massa corporal contabilizada como pele!
Sua espessura é inferior à 2mm, mas nas plantas dos pés e nas mãos apresenta-se mais espessa.
A principal função da pele é fornecer uma barreira contra as ações externas mecânicas, químicas e microbiológicas. Desta forma protege o corpo dos atritos, das radiações químicas e também do ataque microbiano patogênico.
A pele também funciona como um regulador de temperatura, facilitando a perda de calor em dias quentes e conservando-o nos dias frios.
Possuímos verdadeiros sensores de temperatura localizados ao longo de toda a superfície da pele. Qualquer estímulo diferente é transmitido pelos sensores ao Hipotálamo, que envia mensagens instantâneas à todo organismo para manutenção da temperatura nos órgãos vitais, como coração, pulmões , rins, pâncreas, etc…
As camadas constituintes da pele:
Esse maravilhoso “embrulho” é dividido em 2 camadas: a epiderme, a mais externa e a Derme, mais interna.
Podemos atingir estas duas camadas de formas bem distintas.
Na Epiderme podemos chegar usando os produtos cosméticos corretamente escolhidos e aplicados. Assim higienizamos e protegemos nossa pele.
Para atingir a Derme é necessário trabalhar internamente, isto é, através da alimentação correta e balanceada. É nesta região onde estão localizados os vasos sanguíneos, linfáticos, os nervos e suas terminações, as glândulas sudoríparas e sebáceas e os elementos celulares produtores de fibras colagênicas, reticulares e elásticas.
Como se vê esta é a região onde chegam os nutrientes, oxigênio e água. Portanto agora fica fácil entender porque é correto dizer que “A beleza vem de dentro”.
De nada adianta gastar fortunas procurando fórmulas cosméticas milagrosas se não tivermos hábitos de alimentação saudáveis.
A pele está em equilíbrio dinâmico com o resto do corpo, sendo sua condição diretamente ligada à condição geral do organismo.
Uma pele luminosa é sinônimo de boa nutrição e bons hábitos de vida.
Acompanhe as 4 dicas de beleza da pele que serão dadas e garanta uma aparência muito melhor para a sua pele!
*Engenheira Química com especialização em Ciência Cosmética e Presidente da Sociedade Brasileira de Cosmetologia
Visite o site http://www.soniacorazza.com.br para maiores informações.