Por: Sonia Corazza*
A busca por um padrão de vida menos estressante têm levado as pessoas à procurar reeducar seus hábitos rotineiros, desde a alimentação até os cuidados dispensados com sua pele, cabelo e corpo.
O tempo que se permanece no Spa é suficiente para uma reflexão interna e intenção de mudança de atitude.
A indústria cosmética, atenta às necessidades humanas à procura de bem-viver, já responde as expectativas de quem procura reforçar o cuidado diário ensinado nos Spas, lançando produtos que celebram a auto-estima.
“O conceito de entregar-se a produtos de tratamento intensivo, tradicionalmente encontrados somente em salões ou em spas, no conforto do lar é um item que mexeu com a imaginação de um público bem amplo”, explicou Carla Gervasio, vice-presidente de desenvolvimento mercantil da The Body Shop. “As pessoas querem produtos que lhes permitam transformar seus próprios banheiros num spa uma vez por semana”.
Os produtos de uso mais significativo nos tratamentos Spa são aqueles classificados como “Aromaterápicos” e os específicos para o tratamento do corpo. Banhos de furô, massagens com sais e ervas, máscaras e gommages corporais são os líderes absolutos nos pedidos dos clientes de Spas.
Os produtos cosméticos para esta finalidade avançam nas prateleiras americanas. De acordo com o NPD BeautyTrends, de Port Washington, Nova York, no primeiro semestre de 1999 suas vendas registraram as cifras de US$41 milhões.
Essa tendência vêm ganhado adeptos interessantes, como a recente aquisição do conglomerado francês LVMH do famoso spa de Nova York, o Bliss, por uma soma declarada de US$30 milhões.
Até o designer de moda Tommy Hilfiger planeja capitalizar nesta tendência pela abertura de seu primeiro spa em Beverly Hills no próximo ano. Mais uma demonstração da força deste segmento crescente. Além disso , linhas consagradas de cosméticos, incluindo Estée Lauder, Clarins, Avon e Helena Rubinstein, estão investindo na onda do spa, oferecendo produtos prontos com ingredientes naturais que limpam e hidratam a pele.
Segundo Jan Marini, fundador da Jan Marini Skin Research, empresa pioneira no uso de ácido glicólico e vitamina C estável no tratamento de pele, “Geralmente os spas enfatizam o tratamento – não os cuidados domésticos – e apenas incitam o cliente a relaxar”, disse. “Mas a razão por que o tratamento em casa é importante é a mesma que você tem para escovar e usar fio dental entre as visitas ao dentista. Você precisa continuar o trabalho que está sendo feito pelo profissional em você mesmo…”
Sob esta premissa as companhias fabricantes de produtos cosméticos atentam para o que especialistas, como BioElements, Jan Marini e Flowergenics andam fazendo.
A Bioelements investiu na linha banho, procurando ressaltar a importância deste momento, com o lançamento de seu Spa Body Polish Mineral Glow, que contém sais do Mar Morto para descamar e suavizar a pele áspera e aliviar a secura, além do refrescante natural de corpo Monsoon, uma mistura de água do mar, extratos de plantas, minerais e óleos essenciais puros para hidratar a pele. Segundo Barbara Salamone, presidente da Bioelements, Colorado Springs, CO. “O uso desses produtos proporciona satisfação instantânea, além dos benefícios terapêuticos”. “Esses produtos cheiram muito e são absolutamente maravilhosos para a pele”, disse ela.
Agora que você já sabe por onde começar, mãos-à-obra! Visite as lojas especializadas e monte seu “kit spa em casa”. Com todo esse tratamento seu corpo estará em pleno vigor e sua auto-estima muito bem alimentada!
*Engenheira Química com especialização em Ciência Cosmética e Presidente da Sociedade Brasileira de Cosmetologia
Visite o site http://www.soniacorazza.com.br para maiores informações.