Durante muito tempo acreditou-se que realizar alongamento antes e depois de atividades físicas era obrigatório para a boa recuperação da musculatura.
A visão que se tem atualmente do alongamento não é mais a mesma. O benefício do alongamento para o corpo foi supervalorizado por um bom tempo. Há diversos estudos com conclusões divergentes, em que uns sugerem benefícios e outros com conclusões opostas, demonstrando que dependendo do tipo de atividade física o alongamento antes da prática esportiva pode reduzir o desempenho, além de aumentar o risco de lesão! Fica aqui a observação de que o alongamento jamais deve ser considerado como aquecimento preparatório para atividade física.
Basicamente o alongamento é bom para melhorar a flexibilidade, para o relaxamento psicológico e para preparação de atividades esportivas que exigem grande flexibilidade como por exemplo ginástica e dança. Para essas atividades físicas o alongamento é benéfico. Além disso, ele estimula um estilo de vida saudável, amenizando a tensão muscular existente. Ele melhora o tônus muscular e desde que a pessoa realize os exercícios de forma igual em ambos os lados do corpo não haverá desequilíbrios musculares, proporcionando uma boa postura corporal e aumenta a coordenação motora.
Para pessoas com pouca flexibilidade, o alongamento bem conduzido poderá aumentar a flexibilidade, ao incrementar a amplitude do movimento o que irá permitir uma maior eficiência muscular e poderá prevenir lesões. Os movimentos devem ser realizados com leveza e cuidado sem forçar a musculatura.
Já para pessoas com hipermobilidade nas articulações o alongamento, sem supervisão, não é recomendado. Como a amplitude dos movimentos dessas pessoas é maior ela corre o risco de realizar movimentos exagerados, aumentando com isso o risco de lesões como distensões e luxações. Para elas os exercícios físicos devem fortalecer a musculatura que irá impedir a lesão das articulações. O ideal é que se desenvolva a consciência dos limites do corpo e que se tome cuidado com os movimentos e posições que possam levar a lesão.
Já o alongamento após a prática de atividade física de grande intensidade não é recomendável. É preferível uma corridinha bem leve e solta e ir parando aos poucos. Alongar-se intensamente depois de uma atividade física forte pode até piorar a dor muscular e distender a musculatura, portanto, cuidado.
Para esportistas amadores o risco de lesão provocado por alongamento é bastante reduzido e deve-se sempre levar em consideração as características individuais, por isso é recomendável contar com a orientação de um profissional da área. Sabendo dos cuidados e benefícios do alongamento você poderá tirar o máximo de proveito.
Dicas para um alongamento seguro:
- foque nas panturrilhas, coxas, quadris, costas, pescoço e ombros
- alongue com suavidade sem forçar, sentindo a tensão, mas sem dor e procure manter a posição por uns 30 segundos
- alongue ambos os lado para ter flexibilidade igual
- peça orientação de um professor de educação física ou de um fisioterapeuta
- mantenha regularidade no alongamento, entre 2 a 3 vezes por semana para tirar o máximo de benefício.
foto: piotr_marcinski l Depositophotos